IFC Luzerna participa de mostra nacional com 10 trabalhos acadêmicos

terça-feira, 4 de novembro de 2014

(04/11/14) – Alunos e professores do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna participam, nos dias 12 e 13 de novembro, da sétima edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), em Araquari (SC). O Câmpus Luzerna terá 10 trabalhos expostos: cinco dos cursos técnicos e cinco dos cursos de graduação.

Os trabalhos apresentados versam sobre áreas como segurança do trabalho, mecânica, controle e automação, e refletem a característica do IFC Luzerna de fortalecimento dos arranjos produtivos no Meio-Oeste catarinense.

Uma das pesquisas apresenta o princípio de uma câmara de resfriamento, comum nas empresas da região. De autoria do professor Marcos Fiorin e dos alunos Felipe Jung, Marina Padilha, Otávio Rafael de Souza e Renan Junior Balan, o trabalho foi desenvolvido durante a disciplina de Projeto Integrador I, curso de Engenharia de Controle e Automação. Tem por finalidade automatizar e controlar um processo de resfriamento em pequena escala, utilizando pastilhas de efeito Peltier para resfriar uma caixa térmica de volume reduzido, e projetando um controlador de temperatura para manter a temperatura constante dentro da caixa.

Outra pesquisa, da aluna Heidi Souza e dos professores Illyushin Zaak Saraiva e Giordana Caramori, apresenta uma análise de acidentes de trabalho em determinada empresa de mão de obra terceirizada. No trabalho, é possível identificar quais as funções onde há maior número de acidentes, e quais as partes do corpo mais atingidas, constituindo-se em informações valiosas a serem usadas para ações preventivas de segurança do trabalho.

De acordo com o professor Illyushin Zaak Saraiva, que coordena a comitiva do câmpus para a MICTI, o número de trabalhos selecionados do IFC Luzerna é um sintoma claro da alta qualidade da produção científica no contexto geral do Instituto Federal Catarinense. “O Câmpus Luzerna tem uma intensa produção científica. Isso tem se comprovado nos últimos anos com a realização da Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec), nosso grande evento científico anual onde os projetos de pesquisa são apresentados”, comenta o professor, referindo-se ao evento realizado em setembro.

Em 2014 a Secitec publicou pela primeira vez os resultados das pesquisas dos alunos e professores na forma de um Caderno de Resumos, com um total de 37 trabalhos publicados. Isso nos capacita a daqui para a frente participar com maior peso nos eventos científicos estaduais e nacionais, uma conquista da qual os professores e os alunos são os grandes responsáveis”, completa Saraiva.

Sobre a MICTI

A MICTI é um evento científico e tecnológico com abrangência multidisciplinar promovido pelo IFC e tem como característica principal ser um espaço de promoção, compartilhamento e divulgação de atividades extensionistas e de pesquisas de iniciação científica desenvolvidas por estudantes de cursos de ensino médio, técnico e superior de instituições públicas ou privadas e por servidores do IFC.

A primeira mostra aconteceu em 2006 no então Colégio Agrícola de Camboriú e, diante da relevância e repercussão positiva do primeiro evento, no ano seguinte a área de abrangência da mostra foi ampliada para o nível nacional.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site http://eventos.ifc.edu.br/micti.

Trabalhos do IFC Luzerna selecionados

Ensino Médio Técnico:

Sólidos geométricos”, de Katielle Bilham, Artur Czech e Gabriel Sauer

Análise quantitativa da incidência de acidentes em uma empresa catarinense de terceirização de mão de obra em 2013”, de Heidi Souza, Illyushin Zaak Saraiva e Giordana Caramori

Oficina de montagem e programação com kits Lego”, de Rafael de Oliveira, Lucas Ernzen e Hiago Bahú

Otimização de parâmetros de soldagem para reparos de moldes de sopro”, de Mario Wolfart e Mateus Bilibio

Recicla IFC: resultados preliminares”, de Letícia Tramontini, Rubia Rempalsk e Guilherme Parizotto

Ensino Superior:

“Conversor CC-CC abaixor de tensão com auxílio à comutação”, de Marina Padilha, Felipe Jung e Tiago Dequigiovani

“Robô de sumô – robô autônomo com processamento distribuído”, de Luan Lorenzi e Dionathan Vargas

“Desenvolvimento de um termo-analisador para medir o grau de modificação por estrôncio em ligas de alumínio eutéticas”, de Mário Wolfart Júnior

“Utilização de maquetes para o ensino de engenharia: automatização e adequação de segurança em prensa excêntrica”, de Diego Simões de Lima, Felipe Jung, André Salvi, Marina Padilha, Otávio Rafael de Souza e Renan Junior Balan