Menu principal
 

IFC Luzerna conquista seis premiações em mostra nacional

terça-feira, 18 de novembro de 2014

(18/11/14) – A delegação do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna retornou vitoriosa da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI). Dos 10 trabalhos apresentados por alunos e professores, quatro foram premiados em seis categorias. O evento aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, em Araquari (SC).

Entre os projetos do Ensino Médio Técnico, dois receberam medalhas. “Oficina de montagem e programação com kits Lego”, de Lucas Ernzen, Hiago Bahú, Eduardo Zampieri Dalposso, Rafael Garlet de Oliveira e Ricardo Antonello, obteve a Medalha de Bronze na categoria (Ensino Médio) Extensão Área Educação e Medalha de Bronze na categoria Extensão Classificação Geral. “Análise quantitativa da incidência de acidentes em uma empresa catarinense de terceirização de mão de obra em 2013”, de Heidi Eliane Souza, Illyushin Zaak Saraiva e Giordana Caramori conquistou a Medalha de Prata na categoria Resumo (Ensino Médio) Extensão Área Tecnologia e Medalha de Prata na categoria Oralidade.

O IFC Luzerna também participou com trabalhos dos seus dois cursos superiores – Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação. “Sistema de controle de temperatura – resultados práticos”, de Renan Junior Balan, Felipe Jung, Marina Padilha, Otávio Rafael de Souza, Marcos Fiorin e Tiago Dequigiovani levou a Medalha de Prata na categoria Comunicação Oral (Ensino Superior) – Tecnologia. “Utilização de maquetes para o ensino de engenharia: automatização e adequação de segurança em prensa excêntrica”, de Felipe Jung, André Salvi, Marina Padilha, Otávio Rafael de Souza, Renan Junior Balan e Diego Simões de Lima, obteve a Medalha de Bronze na mesma categoria.

De acordo com o professor Illyushin Zaak Saraiva, que organizou a comitiva do IFC Luzerna para o evento, o fato de a instituição ter obtido seis prêmios com uma delegação composta por 10 trabalhos não é fruto de sorte ou acaso. “Acredito que esse resultado é reflexo da forma com que conduzimos a seleção dos trabalhos, todos eles vencedores do nosso próprio evento anual, a Semana Científica e Tecnológica (Secitec) do IFC Luzerna”, diz o professor.

“Também devemos isso aos nossos alunos, que já chegaram na MICTI com uma bagagem significativa no que diz respeito à apresentação e exposição de seus trabalhos. Levando em consideração que alguns estão no primeiro ano do Ensino Médio Integrado, o resultado final é fantástico”, comenta. De acordo com o professor, outra informação importante é que cerca de 80% dos prêmios do evento foram para a área de ciências agrárias. “Como o IFC Luzerna não está ligado a este campo, concorremos apenas com os prêmios da área tecnológica, e tivemos um ótimo resultado”, finaliza.

Delegação do IFC Luzerna em Araquari: participação em mostra nacional reuniu 10 trabalhos do câmpus (Divulgação)

Delegação do IFC Luzerna em Araquari: participação em mostra nacional reuniu 10 trabalhos do câmpus

Os alunos Hiago Bahú e Lucas Ernzen durante apresentação de projeto na MICTI

Os alunos Hiago Bahú e Lucas Ernzen durante apresentação de projeto na MICTI

A aluna Rubia Rempalski recebe o prêmio em nome da colega Heidi Souza

A aluna Rubia Rempalski recebe o prêmio em nome da colega Heidi Souza

Felipe Jung, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFC Luzerna, foi um dos contemplados com premiação

Felipe Jung, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação, foi um dos premiados

Renan Balan, outro aluno de Engenharia de Controle e Automação do câmpus, recebe medalha na MICTI

Renan Balan, outro aluno de Engenharia de Controle e Automação do câmpus, recebe medalha na MICTI

Wagner Lenhardt
Jornalista
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense –  Câmpus Luzerna
(49) 3523-4321