Primeira mostra de Projetos Integradores acontece nesta quarta, 26

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

(24/11/12) Dois túneis. Um negro e outro branco. No primeiro, bonecos que simulam corpos humanos. Gritos de desespero implorando por socorro. É difícil caminhar por ali. Trata-se de uma boate em chamas. No segundo túnel, cores claras. Equipamentos básicos de segurança e placas de sinalização avisam: o caos poderia ser evitado, ou, pelo menos, minimizado. Os ensinamentos não são de adultos ou profissionais, mas de alunos de ensino médio, que cursam a modalidade integrada em Segurança do Trabalho no Instituto Federal Catarinense (IFC).

A simulação do desastre na Boate Kiss é um dos trabalhos a serem expostos nesta quarta-feira 26, na primeira mostra de Projetos Integradores de Ensino Médio do IFC Luzerna. Ao todo, 12 trabalhos dos cursos de Automação Industrial e Segurança do Trabalho estarão abertos para visitação no Centro de Eventos São João Batista, a partir das 19h.

Ainda do curso de Segurança do Trabalho, há uma maquete que simula um incêndio em determinada cidade, bem como a evacuação do local. Já da turma de Automação Industrial, os alunos construíram uma persiana automática, que abre e fecha conforme o nível de luminosidade. Outro projeto é um globo de luzes com sensor de presença, tocando músicas quando detecta alguém no ambiente.

O evento – A mostra tem por objetivo envolver o maior número de conteúdos e disciplinas para a formação do aluno, desenvolvendo habilidades técnicas que promovam a maturidade necessária na formação dos profissionais. Os temas dos trabalhos foram indicados e orientados pelos professores dos dois cursos do IFC Luzerna, que integram o ensino médio ao ensino técnico. A escolha se deu com a afinidade de cada equipe com determinado tema.

I Mostra de Projetos Integradores
Quando:
26/11/12 (quarta-feira), às 19h
Onde:
Centro de Eventos São João Batista, Luzerna/SC

Globo de luzes é um dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio Integrado do IFC

Jornalista
Instituto Federal Catarinense –  Câmpus Luzerna