Alunos do IFC apresentam soluções para empresas locais

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

(09/12/14) Sugerir propostas de controle e automação com aplicação em indústrias e empresas da região: este foi o objetivo maior dos trabalhos apresentados na manhã desta terça-feira (9) no Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna. No total, nove pesquisas dos alunos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação foram expostas – todas elaboradas dentro da disciplina de Metrologia, conduzida pelo professor Gianpaulo Alves Medeiros.

A ideia é desenvolvermos, já com esses alunos que estão no início do curso, a interação com o arranjo produtivo local, não só de Luzerna mas de todos os municípios da nossa região”, informa Gianpaulo. De acordo com o professor, muitas vezes o conhecimento adquirido nas disciplinas não é rapidamente aplicado pelo aluno. “Isto resulta na absorção de conhecimento sem a certeza de sua aplicabilidade direta”, diz.

Além de inserir a prática no cotidiano acadêmico, os trabalhos demandam dos alunos outras características, como a vocação para o empreendedorismo, a prospecção de demandas das empresas (na maioria das vezes diagnosticadas através de visitas in loco), além da oratória necessária para apresentação das ideias em eventos não apenas científicos mas também do próprio mercado no qual encontra-se o setor pesquisado.

Queremos que nossos alunos saiam como agentes, e não meras ferramentas de transformação local”, salienta Gianpaulo. “Cobrar a parte de cronograma e orçamento nas pesquisas efetuadas, por exemplo, é uma forma de prepará-los para que vislumbrem o empreendedorismo como uma opção profissional”, comenta o professor.

TRABALHOS

O uso de sensores para o desenvolvimento da metrologia esteve presente em todos os trabalhos. Em um projeto de automação para empresas e indústrias, por exemplo, eles foram utilizados com foco na iluminação automatizada dos espaços – gerando economia e colaborando para a sustentabilidade ambiental.

Outra pesquisa mostra um processo de tratamento da água de piscinas. Em uma região famosa pelos seus balneários de águas termais, o projeto atende uma demanda crescente que pede agilidade, controle e economia na limpeza desses ambientes. Além disso, o controle do pH, da alcalinidade e da temperatura da água também foram solucionados pelo esquema proposto pelos alunos.

Em uma empresa que utiliza silos para o armazenamento de grãos, os acadêmicos automatizaram estes equipamentos de olho no controle da temperatura interna. Com a umidade adequada, consegue-se uma durabilidade maior do produto, evitando assim a infestação de fungos e a presença de insetos.

De acordo com o professor Gianpaulo Alves Medeiros, inicialmente os alunos apresentaram um tema que foi aceito ou não pelo professor. A partir da definição do assunto, os alunos começaram a trabalhar no escopo dos trabalhos. Com o término da fase inicial, os alunos utilizaram as ferramentas disponíveis no IFC, como o laboratório de informática; laboratório de fabricação; laboratório de automação industrial em geral; sala de reuniões; material de escritório, além das visitas técnicas às empresas.

Jornalista
Instituto Federal Catarinense –  Câmpus Luzerna