Cursos apresentam trabalhos do Projeto Integrador

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

(16/12/14) Com o final do semestre, seguem as apresentações de trabalhos acadêmicos do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna. Pelo seu caráter diferenciado em relação às outras instituições de ensino, o instituto preza pela aplicação direta de suas pesquisas no mercado local. Tanto em cursos técnicos como nos superiores, exemplos não faltam. Na última sexta-feira (12) foi a vez dos alunos do curso técnico subsequente em Automação Industrial apresentarem os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador. Na próxima quarta-feira (17) é a vez dos acadêmicos de Engenharia de Controle e Automação.

Os futuros técnicos em Automação Industrial apresentaram oito trabalhos. As tecnologias foram aplicadas em diferentes sistemas. Uma estufa com controle automático da temperatura, que nada mais é que um protótipo de encubadoras de ovos, fornos industriais de têmpera, câmaras ou silos de secagem, pode servir prontamente para aplicações na indústria. Os alunos desenvolveram inclusive a interface que comanda a máquina por um computador. Outro trabalho consiste em uma esteira transportadora de produtos, que seleciona os recipientes corretos e prontos para irem às embalagens. Sistemas como este, de transporte e classificação, são comuns em diversos segmentos da indústria, como por exemplo no setor alimentício.

De acordo com os professores Antônio Ribas e Marcos Fiorin, todos os trabalhos permitem que os alunos apliquem de forma prática os conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do curso – daí o nome de Projeto Integrador. A habilidade do trabalho em equipe e a capacidade de liderança também são desenvolvidas, além da característica de saber defender as técnicas e equipamentos utilizados, transmitindo conhecimentos e experiências para os demais.

O Projeto Integrador está presente em todos os cursos do IFC Luzerna – tanto nos técnicos quanto nos superiores. Seu objetivo é de caráter interdisciplinar, com os estudantes tendo que reunir os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas para a elaboração de um trabalho final, sempre de acordo com a realidade local dos arranjos produtivos.

Na próxima quarta-feira (17), a partir das 8h, é a vez dos alunos de Engenharia de Controle e Automação mostrarem dois trabalhos desenvolvidos através do Projeto Integrador. O professor Tiago Dequigiovani explica que as pesquisas envolvem conhecimentos de sistemas digitais, microcontroladores, modelagem e controladores lógicos programáveis. “Antes do início das aulas, são discutidos possíveis temas para os projetos, devendo eles resultarem em um produto aplicado em situações práticas industriais”, diz o professor.

Os dois trabalhos a serem apresentados são o desenvolvimento de um equipamento para o controle da velocidade de um motor, além de outro para o controle da luminosidade de ambientes.

Tiago ressalta que ferramentas que proporcionam a interdisciplinariedade são de suma importância para o IFC. “E para o nosso câmpus, o Projeto Integrador tem um efeito especial em virtude do Ensino Médio Integrado (EMI)”, diz o professor. Os trabalhos do EMI foram apresentados na última semana de novembro, e fizeram lotar uma das salas do Centro de Eventos São João Batista, em Luzerna. “Acredito que também é uma forma de alinhar ensino, pesquisa e extensão, pois os projetos são ferramentas de ensino; necessitam de pesquisa para o desenvolvimento; e podem se enquadrar como extensão devido à aplicação prática”, finaliza o professor.

Jornalista
Instituto Federal Catarinense –  Câmpus Luzerna

Fotos dos trabalhos do curso técnico subsequente em Automação Industrial:

DSC01284 DSC01300 DSC01301 DSC01304 DSC01310 DSC01311 DSC01313