IFC disponibiliza serviços tecnológicos para empresas e indústrias da região

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

(09/02/15) Empresas e indústrias de Santa Catarina que precisam de auxílio no desenvolvimento de seus produtos e atividades agora podem contar com uma vasta estrutura de pesquisa e tecnologia. No final de 2014, o Instituto Federal Catarinense (IFC) publicou uma resolução que regulamenta a prestação de serviços tecnológicos. Entre os beneficiados estão também outros órgãos públicos, entidades privadas ou pessoas físicas. Os serviços prestados devem estar voltados à inovação, formação profissional, extensão e pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, e são oferecidos mediante contrapartida financeira ou em insumos.

A publicação desta normativa vem ao encontro dos objetivos dos institutos federais, que incluem o repasse de tecnologia e a prestação de consultorias. No IFC Luzerna, por exemplo, isto permite a criação de parcerias com as empresas regionais nas áreas de metalmecânica, automação e segurança do trabalho – vertentes nas quais o câmpus atua. Quase que diariamente a instituição é procurada por empresas interessadas em utilizar os equipamentos e a tecnologia do IFC. Com a normatização, agora isso será possível.

A normativa dispõe sobre os seguintes serviços: consultoria, assistência e assessoria científica e/ou técnica e/ou profissional; pesquisa aplicada; cursos, palestras e conferências; análises, ensaios e calibrações de campo e em laboratórios; produção ou manutenção de equipamentos; produção de programas de computador e material bibliográfico; procedimentos clínicos e cirúrgicos e análises laboratoriais emergenciais.

Mais especificamente no Câmpus Luzerna, as empresas e indústrias poderão ter acesso às seguintes tecnologias: ensaios de dureza HRC, vickers (micro e macrodureza); ensaio de tração, compressão e dobramento; e ensaios metalográficos (análise de micro e macroestruturas).

Esses serviços, por sua vez, possibilitam diversas estudos e análises. Alguns exemplos: identificação quantitativa de microestrutura de material; análise de tratamento térmico; análise de tratamento de superfície; metalografia de ferro fundido; determinação do grau de nodularização; classificação de inclusões não metálicas; metalografia em soldas; determinação de tamanho de grãos; e determinação de espessura da camada revestida.

Há também as análises de falha realizadas pelo IFC, direcionadas para aspectos metalúrgicos e solicitações mecânicas, podendo ser aplicadas para qualquer componente que sofre solicitações como, por exemplo, peças mecânicas, juntas soldadas ou estruturas metálicas.

Um grande destaque entre os equipamentos existentes na instituição e que agora poderá ser utilizado pela sociedade é o espectrômetro, capaz de fazer análise química para ligas de alumínio, aço inoxidável, aço carbono, aço de baixa liga, aço ferramenta e cobre. O espectrômetro é utilizado para determinar a composição química dos materiais, que por sua vez por pode resultar na certificação de produtos fornecidos pelas indústrias.

Como solicitar

O pedido para serviços tecnológicos do IFC deve ser feito através das coordenações de Pesquisa; Extensão; ou dos cursos. As empresas e órgãos interessados terão total assistência dos professores da instituição, todos eles habilitados com formação na área específica. Mais informações através do telefone (49) 3523-4300.

Jornalista
Instituto Federal Catarinense –  Câmpus Luzerna

Equipamentos do IFC Luzerna podem ser utilizados em parcerias nas áreas de metalmecânica, automação e segurança do trabalho

Espectrômetro: utilizado para determinar a composição química dos materiais, pode auxiliar na certificação de produtos fornecidos pelas indústrias (Fotos: Divulgação/IFC Luzerna)