Trabalhos do IFC Luzerna são aprovados para fórum mundial

terça-feira, 5 de maio de 2015

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna teve oito trabalhos aprovados para o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece em Recife no final deste mês. Os projetos se destacam por apresentar eixos temáticos variados, desenvolvidos nas três modalidades de cursos que o IFC Luzerna oferece: Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente e Graduação; além de contarem com a participação tanto de alunos quanto de professores.

O diretor-geral do câmpus, professor Eduardo Butzen, comemora o resultado. “Em 2013 tomamos a decisão de destinar parte do nosso orçamento interno para financiamento de bolsas para projetos de pesquisa e extensão”, conta. “Jamais poderíamos imaginar que em menos de dois anos estivéssemos alcançando resultados que foram projetados para daqui cinco anos. Hoje, em números absolutos, somos o câmpus do IFC com o maior número de trabalhos aceitos no Fórum Mundial de EPT, o que é um grande orgulho para todos que trabalham e estudam aqui”, destaca Butzen.

Confira abaixo a lista dos trabalhos selecionados.

“O Moodle como ferramenta de coleta de dados: proposta metodológica para avaliação local em educação a distância”, de Illyushin Saraiva;

“Utilização de ferramentas de análise quantitativa sobre acidentes de trabalho em empresas de mão de obra intensiva: insumos para a tomada de decisão”, de Heidi Eliane Aires de Souza, Illyushin Saraiva e Giordana Caramori;

“Avaliando a SECITEC: proposta para avaliação de resultados na divulgação científica local”, de Eduardo Butzen, Illyushin Saraiva, Ewerton Silva, Mário Wolfart Jr. e Jessé de Pelegrin;

“Desafio interdisciplinar do Projeto Integrador no Ensino Médio Integrado em Automação”, de Rafael Garlet de Oliveira, Ernande Rodrigues, Jane Carla Burin, Camila de Carli e Soyara Biazotto;

“A disciplina de Projeto Integrador no Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho”, de Giordana Caramori, Humberto de Cesaro, Letícia Tramontini, Isabel Cristina Hentz e Eduardo Francisco Ferreira;

“Eletricidade e física: atividade experimental”, de Antônio João Fidélis;

“Material de ensino: utilização de circuitos auxiliares em conversores de energia”, de Marina Padilha, Felipe Jung e Tiago Dequigiovani;

“Maquete automatizada auxiliando no ensino de engenharia”, de Felipe Jung, Marina Padilha, Otávio Rafael de Souza, Renan Junior Balan e Diego Simões de Lima.

Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Luzerna