IFC Luzerna forma novos técnicos e dá início à IV SECITEC

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Os arranjos produtivos locais de Luzerna e região podem contar, a partir de agora, com mais 14 profissionais técnicos formados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC). A formatura aconteceu na noite desta terça-feira (1º), no auditório principal do Centro de Eventos São João Batista, que ficou lotado de alunos, servidores e membros da comunidade em geral, presentes também para a solenidade de abertura da quarta edição da Semana da Ciência e Tecnologia (SECITEC).

Os novos profissionais são egressos dos seguintes cursos: Técnico em Automação Industrial; Técnico em Mecânica; e Técnico em Segurança do Trabalho. Para o formando Neimar Balan, o curso do IFC garantiu o ingresso no mercado de trabalho. “Agregou muito conhecimento para mim, para que eu pudesse iniciar na carreira”, comentou.

Agora com um diploma de profissional técnico, o egresso Jean Nardi também comemorou o momento. “Sou de Joaçaba e acho muito importante termos aqui na região os cursos do instituto, que são todos gratuitos”, disse. “Para quem já está trabalhando, principalmente nos casos das pessoas de baixa renda, fica complicado pagar por uma formação. O curso do IFC me forneceu todo o embasamento para eu conseguir me desenvolver na área”.

Quem deseja fazer um curso técnico gratuito deve ficar atento: até o dia 2 de outubro o IFC recebe as inscrições para aqueles que desejam iniciar sua formação em 2016. No Campus Luzerna, ao todo, são 145 vagas distribuídas em quatro cursos de duas modalidades.

A primeira modalidade é o técnico subsequente, para aqueles que já concluíram o Ensino Médio ou concluirão neste ano. As opções são de Técnico em Automação Industrial e Técnico em Mecânica. Ambos os cursos acontecem no período noturno.

A segunda modalidade é o Ensino Médio Integrado (EMI), para quem possui o Ensino Fundamental ou o concluirá em 2015. Neste caso, além de estudar as matérias comuns do ensino básico no próprio IFC, o aluno ainda garante o diploma de Técnico em Automação Industrial ou Técnico em Segurança do Trabalho. As inscrições podem ser feitas através do Portal de Ingresso: www.ingresso.ifc.edu.br.

SECITEC – A noite de ontem marcou ainda o início da IV SECITEC, principal evento científico do campus. A palestra de abertura foi com o professor Fábio Lazzarotti, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que abordou o quadro da inovação no Meio Oeste catarinense. Nesta quarta e quinta-feira o evento segue com apresentações de projetos acadêmicos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), além de minicursos, palestras e círculos de diálogos. Os temas são diversos: vão desde propriedade intelectual; nanotecnologia; educação financeira com uso de planilhas eletrônicas; eficiência energética, entre outros. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna

20150901_202139 20150901_203148 DSC01916 DSC01920DSC01921 DSC01923DSC01926 DSC01927 DSC01929DSC01935 DSC01936DSC01938DSC01944  DSC01946 DSC01947  DSC01949