Eventos do Ensino Médio Integrado discutem o trabalho e suas nuances

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Relações de trabalho, implicações sociais do exercício de cada profissão e vivência de experiências práticas em indústrias regionais. Estes foram alguns dos tópicos mais debatidos em cinco dias de atividades especiais para estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna, que promoveu a terceira edição da Semana Acadêmica de Segurança do Trabalho e a segunda etapa da Jornada Acadêmica 2016. A temática norteadora da maioria das ações baseou-se no Dia de Alusão às Vítimas de Acidentes de Trabalho, lembrado internacionalmente em 28 de Abril.

Na segunda-feira, os estudantes fizeram uma viagem de estudos para Ametista do Sul (RS). Lá conheceram como funcionam as práticas de segurança em um ambiente de garimpo ativo, mais precisamente em uma mina de pedras preciosas. Enquanto isso, nos blocos de ensino do campus, sob comando do professor Charles Immianovsky, foram feitas instalações fotográficas a partir de entrevistas dos alunos com vítimas de acidentes de trabalho, dialogando com os eventos da semana.

Na terça-feira, no auditório da Escola de Educação Básica Padre Nóbrega, os alunos do EMI reuniram-se para apresentações das entrevistas feitas com as vítimas de acidentes. Os futuros técnicos chamaram atenção para aspetos como a variedade de ambientes em que ocorreram os episódios (indústria, construção civil, agricultura, etc); além de toda a cronologia envolvendo o atendimento prestado, os primeiros socorros, a participação e adaptação da família após os fatos ocorridos etc. A dependência, os preconceitos e limitações, bem como todos os direitos das vítimas, saltaram aos olhos do público presente.

Depois, na quarta-feira, os alunos visitaram indústrias de Luzerna e puderam conferir de perto as práticas profissionais em cada ambiente de trabalho. À tarde, tiveram curso básico sobre higiene ocupacional, com servidoras do IFC mostrando alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e repassando orientações.

Na quinta-feira pela manhã, a procuradora Priscila Maria Ribeiro, do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Joaçaba, ministrou a palestra “A atuação do Ministério Público do Trabalho na Defesa da Saúde e da Segurança dos Trabalhadores”.

De acordo com a procuradora, a experiência na Jornada Acadêmica foi muito gratificante. “Percebi vários alunos bastante interessados no assunto. Essa oportunidade de falar para mentes tão jovens é sempre muito boa. Eles demonstram uma abertura maior para as ideias e conhecimentos que são transmitidos”, comenta. “Acredito que precisamos capacitar todos os brasileiros sobre questões relativas à cidadania. Não apenas sobre os direitos relacionados ao trabalho, mas também sobre direitos do consumidor ou sobre o meio ambiente, por exemplo”, afirma Priscila.

Após a palestra, integrando disciplinas como História, Geografia e Sociologia, professores e alunos debateram sobre imigração e trabalho. A estudante Martina trouxe a avó, Caroline Nitterer Concatto, para falar um pouco sobre sua vinda da Áustria para o Brasil, desde a viagem até as condições de trabalho em ambos os países. Outro momento de destaque foi a conversa com haitianos que vivem em Luzerna e atuam em empresas da região. Antes do bate-papo, os convidados cantaram uma canção de sua terra de origem.

Já os estudantes do Técnico Integrado em Automação Industrial estiveram cara a cara, na Biblioteca do IFC, com uma vítima de choque elétrico, que também relatou sua experiência pessoal e profissional antes e após o acidente.

Professor do campus, o engenheiro Giovani Pasetti também ministrou uma palestra. Falou sobre sua vivência uma empresa de grande porte em Araraquara (SP), e sobre episódios de acidentes que aconteceram ou foram evitados. A programação terminou na sexta-feira com a visita de uma equipe do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Joaçaba, que abordou com as turmas de terceiro ano temáticas como postura profissional, apresentação pessoal e habilidades de comunicação em entrevistas de emprego e no ambiente organizacional como um todo.

Integração

A aluna Joana Filipini Laabs comenta o que achou dos eventos. “O que mais gostei foi do curso sobre o manuseio dos EPIs, mas todas as ações da semana foram muito bacanas. Foi legal também porque envolveu em uma mesma ação o trabalho de diversos professores, o que contribuiu muito para o nosso aprendizado”, diz.

A coordenadora do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, Giordana de Oliveira Caramori, afirma que os resultados das atividades foram muito positivos. “Acredito que desde a primeira edição da Semana Acadêmica, estamos conseguindo aprimorá-la, trazendo sempre como foco a questão das vítimas de acidentes de trabalho. Foram vários momentos muito significativos. Neste ano tivemos a oportunidade de colocar o aluno diante da vítima. Isto fez com que o nosso evento ficasse ainda mais abrilhantado, uma vez que tira-se o aluno do que trazem apenas a literatura técnica e o coloca diante do fato em si”, comenta a coordenadora.

Todas as nossas atividades foram pensadas de forma integrada, com professores das mais diversas áreas do conhecimento. Com certeza ficamos com uma sensação muito positiva depois de toda essa semana, e aí falo tanto dos alunos como dos professores envolvidos”, finaliza.

Instituto Federal Catarinense (IFC) –
Campus Luzerna

Exposição de fotos

Visita técnica – Ametista do Sul/RS