Estudantes constroem painéis de game show e aprendem conteúdo de forma divertida

terça-feira, 14 de junho de 2016

Formar profissionais técnicos para o mercado de trabalho é um dos objetivos do Instituto Federal Catarinense, que no Campus Luzerna oferece, entre as diversas opções de cursos gratuitos, o Ensino Médio Integrado. Na busca pelo aprimoramento de metodologias junto a este público, ações divertidas auxiliam os jovens estudantes a compreenderem conteúdos técnicos que compõem a grade curricular. Nesta segunda-feira (13), a turma do 3º ano do curso Técnico Integrado em Automação Industrial foi desafiada a apresentar o resultado de uma dessas iniciativas.

A partir da disciplina de Instalações Elétricas Industriais e Controle de Processos, ministrada pelo professor Fernando Antunes Carneiro, os estudantes valeram-se dos conteúdos de acionamentos elétricos para a construção de painéis, que foram utilizados em uma espécie de gincana no estilo do game show “Passa ou Repassa”. De acordo com o professor, o tema abordado foi acionamento de partida reversora no diagrama de comando.

A turma foi dividida em dois grupos. Cada grupo ficou responsável por construir uma bancada com todos os componentes necessários, bem como o painel. “Esta etapa foi desenvolvida durante duas aulas. Depois, foram elaboradas 30 perguntas sobre o conteúdo da disciplina, cada uma com três alternativas de resposta”, explica Fernando. “Como cada grupo era formado por 11 membros, definiu-se um estudante como moderador. Duas equipes de cinco pessoas se duelariam nas perguntas. Em comum acordo com os alunos, ficou definido que, quem respondesse de forma correta a pergunta, poderia fazer um desenho no rosto do colega.”

A aluna Ana Caroline da Silva Cesarino comenta o projeto: “Por já termos estudado a matéria, a construção do painel foi algo até simples. Talvez a maior dificuldade tenha sido em conseguir os materiais para as bancadas. Mas foi uma atividade em grupo, então todos os colegas auxiliaram”, diz.

Ao final do trabalho, os futuros Técnicos em Automação Industrial foram avaliados por critérios como: construção do painel; desenvolvimento do esquema elétrico; instalação elétrica; participação na atividade; desenvolvimento das perguntas do conteúdo; e interação da atividade em equipe.