Projetos do IFC Luzerna ganham 2º e 3º lugares em evento científico

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Dois trabalhos apresentados por alunos e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna conquistaram na VII Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE), o 2º e o 3º lugar na categoria “Ensino Superior – Extensão – Comunicação Oral”. O evento ocorreu no dia 3 de agosto no IFC de Camboriú.

Na classificação geral, a 2ª posição ficou com o trabalho “Extensão Tecnológica e Orientação Vocacional: o projeto de extensão ‘Eu e minhas escolhas’ do IFC Campus Luzerna”, de Jane Carla Burin, Ademir Luiz Bazotti e Zilmara Bonai, sob orientação da primeira. De acordo com a professora Jane, a vitória é o resultado de um trabalho pensado, estruturado e realizado em equipe. “O desenvolvimento do projeto junto à comunidade local foi essencial para atender aos objetivos extensionistas do IFC Luzerna”, comenta. “A participação na FICE possibilitou a interação e a troca das experiências com outras instituições, característica que enriquece o trabalho desenvolvido.”

Já o 3º lugar foi conquistado com o trabalho “Desenvolvimento de uma plataforma para a aplicação de controladores em plantas reais utilizando Arduíno e MatLab”, de Paulo Sergio Ferigollo, sob orientação de Antonio Ribas Neto. Acadêmico do curso superior em Engenharia de Controle e Automação, Paulo explica que o seu projeto foi um relato de uma atividade desenvolvida dentro da própria instituição no ano de 2014.

“Na FICE, tudo ocorreu como o planejado, apesar do nervosismo momentos antes da apresentação”, fala o aluno. “Apresentar este projeto foi uma experiência muito interessante, uma vez que eu nunca havia participado de feiras externas ao Campus Luzerna. Ganhar o 3º lugar serviu como incentivo para continuar desenvolvendo artigos e buscar a participação em eventos científicos mais constantemente”, explica Paulo. “Agradeço ao IFC e ao professor Antonio Ribas Neto que possibilitaram a oportunidade de trabalhar como bolsista, e que fazem a diferença na minha formação; e ao professor Illyushin Zaak Saraiva por ter sido essencial na inscrição e participação na FICE através do curso de redação científica por ele lecionado.”

De acordo com o professor Ribas, o trabalho apresentado é parte de um esforço que vem sendo feito para construir kits didáticos a serem utilizados nos cursos do IFC Luzerna, mais especificamente no de Engenharia de Controle e Automação. “O objetivo era desenvolver uma plataforma que pudesse interagir entre o MatLab e o Arduino, e ele foi atingido. Agora que a plataforma está funcionando, o próximo passo é melhorar essa plataforma e expandir o seu uso para outros materiais, como o kit didático de controle de nível que já está sendo desenvolvido desde o semestre passado”, adianta o docente.

Participaram da V FICE mais de 50 trabalhos, sendo 18 do IFC Luzerna. O coordenador de Extensão do campus, Roberto Carlos Rodrigues, comemora as conquistas. “A premiação que obtivemos foi o resultado e o reconhecimento do trabalho e dedicação tanto dos nossos professores quanto dos nossos alunos”, diz. “Continuaremos incentivado a participação de todo o nosso corpo técnico e alunos em outros eventos, e, com certeza, mais premiações virão.”

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –