IFC Luzerna comemora início das atividades de escalada em estrutura construída no campus

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna celebrou, na tarde desta quinta-feira (15), o início das atividades na parede de escalada, localizada no Bloco A da instituição. Cerca de R$ 40 mil foram investidos na construção da estrutura e aquisição de equipamentos para serem utilizados no espaço. Apesar de ter sido planejada pelo curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, toda a comunidade acadêmica poderá valer-se da estrutura para atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da comunidade externa.

Uma cerimônia simbólica reuniu os alunos do curso técnico, além de servidores e participantes da Semana da Ciência e Tecnologia (Secitec) que acontece até este sábado. Sonhado e almejado desde 2014, todos comemoraram o novo espaço do campus. A técnica em segurança do trabalho do IFC, Rosilene Pires, e o estudante Guilherme Parizotto fizeram uma demonstração do uso da parede e equipamentos.

De acordo com a coordenadora do curso Técnico em Segurança do Trabalho, professora Giordana Caramori, o espaço pode ser considerado como mais um laboratório do campus. “Dentro da grade curricular, temos a necessidade de treinamento sobre a Norma Regulamentadora nº 35, referente ao trabalho em altura”, explica. “Primeiramente fizemos esse planejamento pensando nos alunos, em como fazer com que eles estivessem expostos à altura e vivenciassem algo que se aproximasse principalmente do que o trabalhador da construção civil passa no cotidiano.”

Segundo Giordana, durante este planejamento, a equipe percebeu que o espaço poderia ser utilizado de uma forma ainda mais ampla. O complexo tem uma escada marinheiro, que vai auxiliar no desenvolvimento das atividades práticas; um muro de escalada, destinado tanto para as ações de segurança quanto para atividades lúdicas ou que envolvam educação física; além de uma plataforma para simulação da decida em cadeirinha (destinada para vivências que simulem atividades na construção civil).

O complexo está destinado também à comunidade externa. “O curso que estamos desenvolvendo hoje na Secitec, sobre a NR 35, teve dez vagas para nossos estudantes e outras dez que foram ocupadas por profissionais da comunidade. Assim, aproveitamos o espaço para que não só os nossos alunos se capacitem, mas também os demais trabalhadores”, afirma a professora.

“A proposta começou a ser pensada em 2014. Então hoje é sentimento é de gratidão. Estamos todos muito contentes com mais esta oportunidade que o IFC oferece, e felizes por ver um projeto que foi pensando com muito carinho por diversos servidores da nossa instituição”, finaliza a coordenadora do curso.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom