Semana Feminista segue até sexta-feira no IFC Luzerna

quinta-feira, 9 de março de 2017

Iniciou na manhã de ontem, dia 8, a primeira edição da Semana Feminista do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna. Elaborada com o propósito de ampliar as questões relativas ao Dia Internacional da Mulher, o evento é voltado a alunos, servidores e público externo. Na pauta, debates sobre assuntos diversos como: gênero, violência, direitos, sexualidade, entre outros. A programação segue até a tarde de amanhã, sexta-feira, sendo totalmente gratuita.

dsc_0031A leitura do poema “Com licença poética” pela aluna Alexia Marcon Watzlawick, antecedida pelo som da guitarra e do pandeiro por outras duas colegas, deu início ao evento na manhã de ontem, em um dos blocos do instituto. Foram distribuídos laços na cor lilás para o público, representando a causa feminista. Depois, ao meio-dia, música ao vivo e novos poemas deram o tom da primeira ação deste ano do projeto Mistura Cultura. A professora Izabelle Fernandes da Silva, da disciplina de língua espanhola, fez a abertura da exposição “Elas ocupam o IFC”. Em diversos pontos do campus, alunos dos cursos técnicos integrados colocaram cartazes com pinturas de mulheres hispânicas, como Frida Kahlo e Evita Perón.

dsc_0109À tarde, no auditório do Bloco B, foi realizada a exibição de um documentário produzido pelos próprios alunos. Com o título de “O pessoal é feminista”, o vídeo apresenta entrevistas e momentos históricos sobre a causa. Algumas alunas que participaram da produção debateram com o público sobre os assuntos tratados. A estudante Pollyanna Brustolin, uma das responsáveis por colher os depoimentos para o vídeo, afirmou que muitas pessoas abordadas não queriam falar sobre o assunto. “Notamos muitas amarras que as impediam de elas darem seus depoimentos sobre o feminismo. Ao mesmo tempo, foi muito gratificante ver como há pessoas que se colocam à disposição para tratar do assunto”, disse. A colega Laura Maria Schneider comentou: “para mim, fazer essa atividade foi algo incrível. A cada pesquisa que eu fazia, ficava ainda mais encantada com o tema. Antes eu tinha um conhecimento bastante superficial sobre o assunto, não sabia quase nada sobre o feminismo”.

Hoje pela manhã, no auditório da Escola de Educação Básica Padre Nóbrega, a professora Rosana Cuba, do IFC Campus São Bento do Sul, palestrou sobre gênero e sexualidade na juventude. A docente tratou também dos estereótipos impostos pela sociedade, destacando o preconceito e a pressão imposta sobretudo às mulheres, desde a mais tenra idade. Os estudantes participaram de uma atividade em que analisavam, em grupos, como determinadas revistas tratam a figura do homem e da mulher. Ainda nesta quinta-feira, a partir das 16h, o evento realiza uma mesa-redonda com o tema “As mulheres no mundo da ciência e da tecnologia”. O debate será mediado pela professora Letícia Tramontini, e ocorre no auditório do Bloco B do IFC.

Na sexta-feira, às 12h30, haverá produção coletiva de cartazes feministas no hall do Bloco A. Das 13h30 às 17h, diversas oficinas com temas variados serão realizadas. O encerramento do evento está marcado parta 17h, no hall do Bloco A, com a colagem dos cartazes produzidos.

Confira aqui a programação completa do evento.

Acompanhe aqui o álbum de fotos na página do IFC no Facebook.

Coordenação Especial de Comunicação – Cecom
Instituto Federal Catarinense (IFC) –