​Parceria do IFC-Campus Luzerna com a Prefeitura de Joaçaba se intensifica

terça-feira, 1 de agosto de 2017

No último dia 21 de julho de 2017, os professores do Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna, André Martinazzo, Humberto de Cesaro e Madge Bianchi, além da professora Ranúzy Borges do IFC Campus São Bento do Sul, ministraram oficinas para professores do 6° ao 9º ano das escolas da Rede Municipal de Educação de Joaçaba.

As oficinas, ministradas através do convênio com a Secretaria Municipal de Educação, contemplaram vários assuntos, desde oficinas de Matemática, com a professora Ranúzy, Geografia, com o Professor André Martinazzo, Educação Física, com o professor Humberto de Cesaro, até oficinas de Ciências, com a professora Madge Bianchi.

A abordagem adotada pelos professores do IFC de Luzerna tem como principal característica a aproximação com a prática, visando ao auxílio aos professores municipais na didática e nos recursos utilizados no cotidiano escolar. Além das oficinas, o professor Ricardo Antonello do IFC Campus Luzerna ministrou uma palestra de abertura do evento com a temática “Inovação na Educação”.

O Coordenador de Extensão do Campus Luzerna, Roberto Carlos Rodrigues destaca o alto nível de integração que ocorre neste tipo de atividade: “Podemos perceber que a participação de todos os nossos professores foi um sucesso e estamos cumprindo com a missão do IFC que é o comprometimento com a formação cidadã e o desenvolvimento regional”, afirma.

Roberto ainda agradece: “Gostaria de agradecer a todos os nossos professores envolvidos nesse projeto. Tivemos um feedback positivo da Secretaria de Municipal de Educação de Joaçaba, sendo que eu particularmente visitei todas as oficinas e pude perceber a dedicação de nossos professores. Gostaria ainda de destacar que a participação de nosso corpo docente foi de forma gratuita e voluntária, demonstrando o comprometimento do IFC Campus Luzerna em promover uma maior aproximação do Campus com as demais instituições de nossa comunidade”.

Já a Secretária de Educação do Município de Joaçaba, Professora Marilena Detoni, destaca a gratidão da Prefeitura: “A Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba agradece e enaltece o trabalho desenvolvido pelos professores dessa tão renomada instituição, o Instituto Federal Catarinense de Luzerna, pela parceria que vem realizando conosco”.

Marilena salienta que as parcerias são fundamentais no setor público porque, segundo ela, permitem o desenvolvimento de ações que visem à melhoria da qualidade dos serviços prestados.

A Secretária de Educação ainda agradece pessoalmente aos professores Madge, Humberto, André, Ranúzy e Ricardo pelo dinamismo, empenho e profissionalismo com que ministraram as oficinas de Ciências, Educação Física, Geografia, Matemática e Informática, respectivamente, pois, segundo ela, esses profissionais trouxeram aos professores da Rede Municipal de Ensino, “conhecimento, entusiasmo, dedicação e vida”.

O IFC Luzerna tem contribuído com a Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba, através de cursos de capacitação que são disponibilizados aos professores da rede (Língua Portuguesa e Ciências) e do curso de robótica para os alunos pré-selecionados dos 9ºs anos, com seus respectivos professores de matemática e informática.

Essa parceria tem resultado em momentos que proporcionam aos cursistas horas de prazer e reflexão.

Marilena agradece ao Coordenador de Extensão Roberto pelo enorme apoio que o IFC Campus Luzerna vem dando para a Educação de Joaçaba e comenta “Temos certeza de que a semente está sendo plantada, resta-nos cuidá-la e cultivá-la.”

*Texto: Campus Luzerna, por Illyushin Zaak Saraiva | Professos EBTT

**Imagens: Arquivo pessoal.