Pesquisador do IFC-Campus Luzerna apresenta resultados em mesa-redonda na Unoesc Campus Joaçaba

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

No próximo dia 17 de agosto, quinta-feira, às 19h30min, no Auditório Afonso Dresch, a Coordenação de Extensão do IFC Campus Luzerna, em conjunto com os cursos de Medicina, Psicologia e Enfermagem da UNOESC Campus Joaçaba, promoverá uma mesa-redonda com a temática: “Uma Visão Interdisciplinar do Suicídio”.

Essa mesa-redonda é fruto de uma parceria acadêmica entre o Projeto de Extensão “Uma análise sociológica das tipologias de suicídio: um estudo da região da AMMOC, SC”, fomentado pelo IFC, e a Coordenação do Curso de Psicologia da UNOESC.

news2Em um primeiro momento, os resultados do projeto já tinham sido apresentados aos profissionais da área da saúde da região em um evento no auditório do Campus Luzerna, sendo que naquele momento estiveram reunidos profissionais de sete municípios, representando entidades como CAPS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Bombeiros e Polícia Militar.

“Com o sucesso do primeiro evento, logo procuramos uma nova parceria para divulgar os resultados do projeto e visualizamos o Curso de Psicologia da UNOESC de Joaçaba como parceiro ideal, uma vez que essa temática é abordada na formação dos profissionais daquela Instituição. Eles nos atenderam prontamente, aceitando o desafio”, destaca Roberto Carlos Rodrigues, Coordenador de Extensão do Campus Luzerna.

Já o Coordenador do Projeto, o professor de Sociologia, Antonio Cavalcante, afirma que: “o projeto foi muito além das nossas expectativas, isto é, ele explorou e atingiu vinte e quatro municípios da região meio-oeste de Santa Catarina. De acordo com o sociólogo, a investigação utilizou os dados estatísticos sobre homicídios, fornecidos pelo Instituto Geral de Perícias (IGP-SC), unidade de Joaçaba. Com base neles, observou-se a realidade de cada município no que tange às taxas de mortes voluntárias, no caso, o suicídio.

Além disso, segundo o pesquisador, faz-se necessário olhar com bastante atenção para o fenômeno social que se manifesta com intensidade na região, vez que segundo estatísticas levantadas por ele, a região sul é a que apresenta os maiores índices de suicídios em comparação com as outras regiões brasileiras. “Nesse entendimento, o estado de Santa Catarina apresenta taxas elevadíssimas (tanto em valores absolutos, quanto relativos), colocando-se em segundo lugar no ranking do Brasil, atrás apenas do estado do Rio Grande do Sul”, destaca o professor. De acordo com ele, é preciso discutir a temática na escola, na universidade, no instituto, na família, no bairro, na igreja e em todas as instituições.

Para finalizar, o professor Cavalcante afirma que o IFC Campus de Luzerna está inserido nesse contexto social e, portanto, deve continuar investigando e refletindo sobre esse fenômeno social em parceria com outras instituições locais, no sentido de ampliar essa discussão regional. Para ele, a mesa-redonda desta quinta-feira, proposta pelo IFC Campus de Luzerna, a ser realizada no espaço da UNOESC, em convênio com os cursos daquela Universidade, abrirá uma janela para divulgar e difundir o projeto no sentido de estabelecer novas parcerias.

*Texto: Campus Luzerna, por Illyushin Zaak Saraiva | Professos EBTT

**Imagens: Arquivo pessoal.