IFC Campus Luzerna compartilha os resultados de Projeto de Extensão sobre o Suicídio na Região Meio Oeste Catarinense

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Na noite do dia 17 de agosto (quinta-feira), no Auditório Afonso Dresch, na UNOESC, foi realizada uma mesa-redonda com a temática “Uma visão interdisciplinar do suicídio”.

O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, sendo o público formado por alunos dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e egressos de vários cursos da área da saúde da UNOESC, além de alunos e colaboradores do IFC Campus Luzerna.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc, Scheila Beatriz Sehnem, comemora o sucesso do evento: “A prevenção começa sempre pela desmistificação e esse evento corroborou com esse processo”.

A professora Scheila ainda destaca que precisamos aprender a trabalhar de forma multidisciplinar, uma vez que muitos profissionais ainda possuem muita resistência a este tipo de trabalho, dificultando o entrosamento das ciências. Segundo ela, esse tipo de atividade demonstra aos acadêmicos que a multidisciplinaridade é possível e que, dessa forma, a ciência se fortalece. Com relação à temática, comenta que ainda há muito medo de se falar sobre o suicídio e a promoção de atividades como essa, ajuda a combater esses tabus, consequentemente auxiliando na prevenção desse, que é um grave problema de saúde pública.

Já o coordenador de extensão do Campus Luzerna, quando da realização do evento, Roberto Carlos Rodrigues, também comemora o sucesso da mesa-redonda: “Foi uma grande noite, em que tivemos um encontro multidisciplinar com vários profissionais de diferentes áreas. O IFC Campus Luzerna, através do fomento desse projeto de extensão, demonstra para a sociedade que estamos atentos às diversas necessidades da região em diversas áreas, não somente nas áreas das tecnologias”.

Roberto ainda agradece a todos os envolvidos: “Gostaria mais uma vez de agradecer à UNOESC por essa parceria e aos envolvidos no projeto, em especial ao coordenador do projeto, professor doutor Antonio Cavalcante e à professora Kaline Juliana Silva do Nascimento, do IFRN, que veio, exclusivamente, da cidade de João Pessoa – PB, para participar da mesa-redonda. Ambos os professores não mediram esforços para o sucesso da participação do IFC Campus Luzerna no evento”.

Já Cavalcante destaca que o evento foi um sucesso e superou as expectativas de público no espaço da UNOESC. “O nosso projeto sobre o fenômeno suicídio na região meio oeste catarinense mostrou, por meio de dados estatísticos, a necessidade de se rediscutir, urgentemente, nos municípios pesquisados, uma política pública de prevenção do suicídio”.

De acordo com o professor de sociologia do IFC Campus Luzerna, o projeto foi muito importante para o Instituto, já que mostrou que o foco da instituição não é apenas em tecnologia e automação, fazendo-se ensino, pesquisa e extensão, também, nas áreas de Humanidades. Portanto, o resultado desse trabalho, tanto na mídia, quanto nos eventos regionais (mesa-redonda, encontros, mostra científica, etc) foi extraordinário no sentido da divulgação positiva do Campus regionalmente, enfatizou o professor Cavalcante.

O professor lembra o elogio recebido no evento do dia 17 de agosto, quando foi questionado sobre como o Instituto Federal, que não oferece nenhum curso na área da saúde, está realizando um trabalho tão complexo e tão rico em informações, como o apresentado. A esse respeito, Cavalcante comenta que, de fato, a pergunta faz muito sentido para uma pessoa que observa de fora e não vive a realidade do Campus Luzerna, visto que os cursos ofertados se concentram nas áreas de tecnologia e automação, o que leva a concluir que a temática, obviamente, não é objeto de estudo daquelas áreas.

No entanto, o professor esclarece que a área de humanas possui força dentro da rede federal de ensino (IFES), logo, os docentes são bem qualificados e muitos já trazem uma bagagem de ensino, pesquisa e extensão de outras vivências em universidades e faculdades. Esse foi o caso do projeto de extensão sobre o fenômeno suicídio, o qual consistia em uma experiência já aplicada em outro lugar.

*Texto: Campus Luzerna, por Roberto Carlos Rodrigues | Assistente de Alunos

**Imagens: Divulgação