Outubro Rosa: campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo e do Brasil – e é também o que mais causa mortes de mulheres em nosso país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a estimativa é que ocorram 59.700 novos casos entre 2018 e 2019. Em Santa Catarina, a previsão é de cerca de 82 novos casos para cada 100 mil habitantes.

Diante desse quadro, a prevenção é uma arma muito importante no combate ao câncer de mama. Se a doença for detectada nas fases iniciais, as chances de cura aumentam bastante. Esse é o objetivo do Outubro Rosa: promover atividades de conscientização e incentivo da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – bem como angariar fundos para pesquisas focadas na compreensão das causas e no desenvolvimento de novas opções de prevenção e tratamento deste mal.

Uma das formas mais importantes e simples de prevenção é o autoexame regular das mamas – ou seja, o processo de olhar, apalpar e sentir as próprias mamas no dia-a-dia para reconhecer as suas variações naturais e identificar sinais suspeitos, como nódulos, alterações na pele ou nos mamilos, secreções, etc. Se encontrar algo, é preciso consultar um médico o quanto antes. Qualquer anormalidade deve ser investigada. Conhecendo o próprio corpo, as mulheres tem como saber o que é ou não e normal em seus seios; inclusive, a maior parte dos cânceres e mama é descoberto pelas próprias pacientes.

O autoexame, porém, é apenas uma das medidas; também é necessário realizar mamografias periódicas. A recomendação é que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Mulheres de qualquer idade que detectarem alguma alteração durante o autoexame devem fazer também uma mamografia diagnóstica. Vale lembrar que o autoexame, apesar de ser uma ferramenta importante, não substitui as mamografias. Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde  garante a oferta gratuita do exame para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Abaixo, você encontra alguns links importantes sobre câncer de mama, com informações mais aprofundadas sobre a doenças e mais detalhes sobre as ações de prevenção:

Cartilha Informativa do Instituto Nacional do Câncer

Informações sobre autoexame e detecção precoce

Fatores de risco

Sintomas

A campanha – O Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, na década de 90. O nome da campanha vem do símbolo mundial da luta contra o câncer de mama: o laço cor-de-rosa. Aqui no Brasil, as ações são feitas periodicamente desde 2002.

Para colaborar com o movimento, o IFC elaborou materiais gráficos para divulgar o Outubro Rosa em todos os campi e painéis interativos sobre o tema no hall de entrada da Reitoria e próximo às salas da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin). O prédio da Reitoria teve a iluminação alterada para a cor rosa, remetendo à campanha. Além disso, o Campus Luzerna promove, às 13h30 do próximo dia 17, a palestra “Estilo de Vida e a Prevenção do Câncer”, com Renata Dalberto, enfermeira da prefeitura de Luzerna. O local será a sala B302.

Texto: Cecom IFC/Thomás Müller
Imagem: Cecom IFC/Poliana Souza