Cursos do IFC obtêm nota máxima no Enade 2017

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Dois cursos superiores do Instituto Federal Catarinense (IFC) receberam a nota máxima – 5 – no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. O resultado, referente às provas realizadas em 2017, foi divulgado na terça-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Um dos cursos nota 5 do IFC é o de Tecnologia em Redes de Computadores, no Campus São Francisco do Sul – o único de uma instituição pública, em toda a região Sul, a receber a nota máxima na área. Dos 182 cursos similares ofertados em todos o país, apenas 14 obtiveram a nota máxima.

O outro curso do IFC a receber a avaliação máxima no Enade é o de Engenharia de Controle e Automação, no Campus Luzerna. Somente sete dos 172 cursos na área existentes em todos o país obtiveram nota 5. Somando-se o curso do Instituto, três deles estão em Santa Catarina (os outros dois são oferecidos pela UFSC em Florianópolis e Joinville).

O IFC teve ainda cursos avaliados com o conceito 4 (a segunda maior nota): Física, em Rio do Sul e Concórdia, Pedagogia, em Camboriú e Videira, e Sistemas da Informação em Camboriú.

Avaliação do Ensino Superior – O Enade é um teste realizado pelo Ministério da Educação, por meio do Inep, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Eudcação Superior (Sinaes). O exame avalia o desempenho dos alunos que estão concluindo os cursos de graduação no que diz respeito aos conteúdos propostos e às competências e habilidades desenvolvidas durante a formação.

Em 2017, 537.360 estudantes se inscreveram no Enade. 10.570 cursos foram avaliados – 516 dos quais na modalidade de Educação a Distância (EaD). O exame é obrigatório; o aluno que não realizar a prova fica impedido de colar grau.

Texto e imagem: Cecom/Reitoria