IFC Luzerna recebe premiações em olimpíadas de Matemática e Astronomia

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

O ano de 2018 foi vivido com muita intensidade pelos estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna, pois nas várias olimpíadas de conhecimento que ocorreram, dentre elas Física, Química, Matemática, Astronomia e Astronáutica, o Campus Luzerna foi representado.

Doze alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e dez conquistaram certificado de Menção Honrosa, são eles: André Luiz de Paula, Felipe Oscar Pereira, Guilherme Pauli, Guilherme Proença Perin e Henrique Fuga Duran, do curso Técnico em Automação Industrial; Carlos Aloisio Johann Dammann, Greta Rosa de Andrade e Pedro Lucas Desidério Celso do curso Técnico em Mecânica; e Emanuele Heckler e Victoria Bilibio Rossi do curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA), foram 15 participantes do campus Luzerna , dentre eles Henrique Fuga Duran – que conquistou medalha de ouro e Guilherme Proença Perin – medalha de bronze. Henrique Duran também participou da Primeira Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais que ocorreu no Instituto Federal de Minas – Campus Muzambinho, e recebeu Menção Honrosa. Ainda, devido ao ótimo desempenho na prova de Astronáutica da OBA, o referido estudante participou do evento Jornada Espacial, em São José dos Campos-SP,
polo de tecnologia aeroespacial no país. O evento contou com palestras e oficinas no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), além de visitas aos espaços desses locais. Foi uma intensa semana de formação, com engenheiros e cientistas que trabalham no programa espacial brasileiro desenvolvendo foguetes e satélites.

O IFC Luzerna também participou, neste ano, da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Equipes de até três alunos montaram suas bases de lançamento e lançaram seus foguetes de garrafa PET – os foguetes foram impulsionados por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Uma das equipes – formada pelos alunos Guilherme Cole, Letícia Bartolomeu e Bruno Beber – se classificou para a Jornada de Foguetes. Essa Jornada aconteceu em Barra do Piraí – RJ, com estudantes de todo o país que competiram pelos lançamentos de maior alcance e que participaram de
palestras e oficinas sobre foguetes e tecnologia aeroespacial. O estudante Guilherme Cole representou a equipe do IFC Luzerna e ganhou troféu de campeão, classificando-se no grupo dos maiores alcances.

Foi um ano intenso de participações do campus em eventos científicos de dimensão nacional, os quais, sobretudo, proporcionaram a formação pessoal e oportunizaram a estudantes e professores o compartilhar das ciências em diferentes espaços de construção do conhecimento.

*Texto e imagens: Campus Luzerna, por Katielle Moraes de Bilhan, professora de Matemática no IFC campus Luzerna
Madge Bianchi dos Santos, professora de Física no IFC campus Luzerna