IFC celebra Semana Nacional do Meio Ambiente com atividades em diversos campi

quarta-feira, 5 de junho de 2019

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em todo o planeta no dia 5 de junho. A data é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo promover a proteção e preservação das belezas e recursos naturais – bem como conscientizar a sociedade e os governantes de todo o planeta sobre os perigos de se negligenciar os cuidados com a natureza.

o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado desde 5 de junho de 1972 – data em que teve início a primeira Conferência da ONU sobre o tema. Todo ano, a organização escolhe um tema para as atividades; em 2019, o mote é “Poluição do Ar”.

O Brasil dedica oficialmente, desde 1981, toda uma semana para as questões ambientais: a Semana Nacional do Meio Ambiente.  De 1º a 5 de junho, diversas instituições públicas e particulares de todos o país organizam um cronograma de atividades dedicadas ao tema. O Instituto Federal Catarinense faz parte deste movimento, e celebra Semana Nacional do Meio Ambiente com programações especiais em diversos de seus campi.

No Campus Luzerna,  o Núcleo de Gestão Ambiental desenvolverá uma série de ações durante a Semana, como plantio de árvores frutíferas, manutenção na composteira e na horta da unidade, entre outras. As atividades serão desenvolvidas por alunos e servidores.

Confira a programação nos demais Campi:

🌼 Em Araquari, as atividades começaram na terça (4) e seguem até quinta-feira (6). A programação tem como objetivo sensibilização e conscientização dos participantes sobre diversas questões ambientais, assim como: produção, consumo e reciclagem; utilização de plantas na saúde alimentar; valorização e contemplação da natureza como algo essencial para a vida; ecologia; equilíbrio entre produção agrícola e preservação do meio ambiente; estímulo na plantação de árvores; diminuição na produção de lixo e descarte de alimentos, ensinando a como reutilizar os mesmos; doação de mudas de árvores; importância dos cuidados com a água; entre outros.

Saiba mais sobre a Semana Nacional do Meio Ambiente no Campus Araquari.

🌼 No Campus Camboriú, o Núcleo de Gestão Ambiental promove uma série de eventos desde segunda-feira 3). A programação inclui uma mostra fotográfica – nas quais estão expostas as imagens vencedoras da “Maratona fotográfica Natureza inspira arte”, promovido pelo NGA -, plantio de árvores e uma atividade guiada sobre resíduos sólidos entitulada “O Caminho do Lixo”. O cronorama segue até sexta (7).

Saiba mais sobre a Semana Nacional do Meio Ambiente no Campus Camboriú.

🌼A programação especial da Semana no Campus Blumenau, organizada pelo Núcleo de Gestão Ambiental da unidade, começou nesta quarta (5), às 14h, com a palestra “Justiça Ambiental e Justiça Climática: Desafios e Possibilidades”, com a bióloga Keli Castro Carneiro. Na sexta (7), é a vez da conferência “Moda e Sustentabilidade”, às 10h30, com as designers Luana Esther Geiss e Andreia Camilo.

🌼 O Campus Videira realiza ação relativa à Semana do Meio Ambiente no Sábado (8), com a Go Green Fair – Feira de Trocas. A atividade visa promover o consumo consciente por meio do reaproveitamento dos objetos. A ideia é que os participantes tragam objetos em bom estado para trocar com outras pessoas. Podem ser trazidos itens como brinquedos, roupas, livros, revistas, gibis, bijuterias, calçados, mochilas, bolsas, cintos, cobertores etc. paralelamente à Feira, também haverá coleta de lixo eletrônico.

A Feira de Trocas faz alusão aos Garage Sales ou Yard Sales norte-americanos. Este tema é trabalhado em sala durante aulas de Inglês e serviu de inspiração para a atividade, realizada em parceria com o Núcleo de Gestão Ambiental do campus.

🌼 Em Brusque, as atividades começaram na manhã desta quarta (5), com atividades culturais e premiação do concurso para escolha da mascote do Núcleo de Gestão Ambiental do campus. Em seguida, ocorreu a palestra “Tráfico de Animais”, com a bióloga Deise Nara Schafer, e a exibição do documentário “Quantas Pessoas Cabem na Terra”, da diretora Helen Shariatmadari, seguido de debate. Logo mais, às 16h, a rádio web do campus exibe o programa “NGA News especial – Aquecimento Global: fato ou farsa”.

Na sexta-feira (7), será exibido, no auditório do campus, o filme “A Enseada”, de Louie Psihoyos, que trata sobre o abate de golfinhos na província de Taiji, no Japão.

🌼  A Reitoria do IFC, por meio de seu Núcleo de Gestão Ambiental, também promove atividades relativas à Semana do Meio Ambiente. Na quinta-feira (6), uma equipe da empresa BRK Ambiental ministra a palestra “O Cenário do Saneamento Básico em Blumenau”. As inscrições para participar da ativadade estão abertas até o fim desta quarta-feira (5), pelo sistema SigRH.  Na sexta (8), ocorre uma caminhada até o PArque São Francisco de Assis, com saída às 13h30, a partir do prédio anexo da Reitoria. As inscrições são feitas também pelo SigRh, até quinta-feira (6). As vagas são limitadas.

Texto: Cecoms Reitoria/Araquari/Blumenau/Brusque/Camboriú/Luzerna/Videira