As inscrições para processo seletivo referente aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) — válidas para o ano letivo de 2021 — estão abertas a partir desta terça-feira (1). Os candidatos concorrerão a 2220 vagas para 37 cursos, divididos entre os 15 campi da instituição.  O procedimento é gratuito, e segue até o dia 08/01/2021, e será feito exclusivamente via internet, no Portal do Candidato (link abaixo); para os candidatos que não tiverem acesso à rede, o Instituto irá disponibilizar computadores para inscrição em todos os seus campi (de acordo com o cronograma disponível no Portal de Ingresso, junto com outros detalhes sobre o processo).

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Em virtude da pandemia de Covid-19, o processo seletivo não contará com as tradicionais provas do Exame de Classificação neste ano; em vez disso, a seleção será feita por meio de sorteio público, previsto para o dia 14 de janeiro. Cada inscrito receberá um número, por meio do qual irá concorrer às vagas disponíveis. O processo é explicado detalhadamente do documento abaixo:

CLIQUE AQUI E ENTENDA COMO SERÁ FEITO O SORTEIO PÚBLICO

Informações detalhadas sobre todo o processo seletivo — incluindo o o quadro completo de vagas, instruções completas sobre o processo de inscrição, o cronograma de atividades e os critérios do sorteio público, entre outras — estão disponíveis no Edital de abertura do processo seletivo, que você encontra no link a seguir:

CLIQUE AQUI E ACESSE O EDITAL

Segurança como prioridade – A decisão pelo sorteio público foi tomada para garantir a segurança tanto dos candidatos quanto dos servidores e estudantes do IFC — conforme explica o coordenador-geral de Ingresso do IFC, André Zuconelli. “Se fosse mantida a realização do exame de classificação conforme vinha sendo conduzido nos últimos anos, estaríamos ocasionando aglomerações e, dessa forma, descumprindo todas as orientações dos órgãos de saúde em relação aos cuidados necessários em situação de pandemia. Diante desse quadro, o IFC buscou alternativas para selecionar seus futuros alunos”.

Iniciou-se então um processo de discussão que envolveu diversas instâncias do Instituto — como a Coordenação-Geral de Ingresso (CGI), as Direções de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada campus e os Conselhos Superiores — e levou em conta a logística do processo de seleção e matrícula, a disponibilidade de pessoal e o orçamento da instituição, entre outros fatores. Ao final do debate, o sorteio se apresentou como a solução mais viável. “Vale destacar que a decisão foi tomada com base em todos os segmentos do IFC (servidores técnico-administrativos, professores e estudantes), uma vez que a deliberação final coube ao Consepe, que conta com representantes de todas as categorias”, ressalta Zuconelli.

Assista abaixo a um vídeo detalhando o processo de inscrição:

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller