IFC está prestes a assinar acordo de cooperação com instituto irlandês

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Está em trâmite, na Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Blumenau, um acordo de cooperação com o Instituto de Tecnologia de Sligo (IT Sligo), localizado na Irlanda. A ação é decorrente das parcerias já existentes entre o IFC Câmpus Luzerna e a Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL), que trabalha com o instituto irlandês desde maio deste ano.

A incubadora firmou parceria com o IT Sligo através da prefeitura. Agora, o Instituto Federal Catarinense tenta se aproximar do instituto irlandês para a prestação recíproca de assessoria, apoio científico e cultural ao intercâmbio de pessoal docente e de estudantes.

Outros objetivos do acordo dizem respeito ao desenvolvimento de projetos de pesquisa conjunta, de forma que se obtenha uma complementação dos recursos humanos, materiais e de informações. Eventos científicos, atividades de cooperação técnica e transferência de tecnologia também fazem parte do certame.

IFC e ITL

Na última sexta-feira (26), alunos dos cursos superiores do IFC receberam a visita do gerente executivo da Incubadora Tecnológica, Luiz Fernando Zago. O objetivo foi o de divulgar uma oportunidade de intercâmbio acadêmico para o IT Sligo. “O instituto irlandês tem uma característica de interesse no conhecimento científico e tecnológico. Através do programa Ciência Sem Fronteiras, essa universidade recebe um número bastante grande de brasileiros”, afirma Zago. No ano passado foram aproximadamente 60 brasileiros.

“A ITL vai oferecer assessoria na parte burocrática, de inscrição e qualquer dúvida que os interessados tenham. Sem falar no auxílio à participação em outras entidades acadêmicas da Irlanda”, complementa o gerente executivo. Pode participar do processo todo estudante que está dentro dos requerimentos do programa Ciência Sem Fronteiras. Mais informações sobre o intercâmbio podem ser fornecidas através do telefone (49) 3522-5786.

A apresentação da sexta-feira é mais uma das ações de parceria entre a ITL e o IFC Luzerna, que engloba pesquisa, alocação de novas tecnologias, divulgação, cessão de espaços físicos e do corpo docente do IFC. O diretor-geral do IFC Luzerna, Eduardo Butzen, destaca: “É muito importante, principalmente para nossos alunos e professores, termos algumas instituições que nos forneçam diferenciais por conhecerem de perto a nossa realidade e nosso eixo tecnológico de atuação”.

Gerente executivo da ITL fala sobre oportunidade de intercâmbio para estudantes do IFC Luzerna (Divulgação/IFC Luzerna)

Wagner Lenhardt – Jornalista

Coordenadoria Especial de Comunicação – CECOM