IFC Luzerna anuncia novas obras de ampliação

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

(29/10/14) – Às vésperas de inaugurar seu novo setor administrativo, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna já prepara novas obras de ampliação. Duas licitações publicadas nos dias 15 de setembro e 1º de outubro no Diário Oficial tratam da construção de auditórios, cantina e guarita para o câmpus.

O primeiro certame, na modalidade tomada de preços, engloba dois itens. Um deles é a ampliação do atual bloco administrativo com a construção de uma cantina e um miniauditório, em uma área de aproximadamente 237,47m². O valor estimado é de R$ 310.136,77. O segundo item é relativo à guarita do novo bloco, a ser inaugurado em breve. Com 38,54m² de área, o valor da guarita está estimado em R$ 118.981,59. A sessão pública desta licitação ocorreu no dia 1º, porém, um dos participantes solicitou prazo para entrar com recurso, questionando a habilitação de outra empresa.

O outro certame, na modalidade concorrência, prevê a construção de um segundo auditório. Este, maior, terá uma área de 979,03m² e servirá para eventos especiais do IFC. O valor estimado é de R$ 2.406.264,84. A abertura dos envelopes das empresas participantes do certame está prevista para acontecer nesta sexta-feira (31).

Novos blocos

Em fase de finalização, a obra do novo bloco administrativo deverá ser entregue nas próximas semanas, com a conclusão da instalação elétrica. A mudança do mobiliário começou na semana passada e uma solenidade de inauguração será preparada. Já o novo bloco de ensino, com obras atrasadas em função das chuvas nos meses de julho e agosto, deve ser concluído entre maio e junho do próximo ano.

De acordo com o diretor-geral do câmpus, Eduardo Butzen, a ampliação da estrutura tem uma importância fundamental para o processo de integralização dos cursos do IFC Luzerna. “Além disto, todas as obras foram iniciadas no prazo previsto, e serão entregues a tempo de não deixar os alunos sem ambiente adequado para as atividades escolares”, afirma Butzen.

Isto do ponto de vista operacional, pois o nosso crescimento foi planejado de acordo com nossa capacidade de investimentos. Do ponto de vista estratégico e da melhora da qualidade do ambiente para nossos servidores, teremos um ganho maior ainda, visto que o novo bloco administrativo trará outra cara à instituição, melhorando o espaço para os servidores, assumindo um endereço de referência e passando a exibir nossa marca em uma vitrine maior”, completa o diretor-geral.

Sobre o câmpus

As instalações que hoje pertencem ao IFC Luzerna foram fundadas em 1999, para abrigar a Escola Técnica Vale do Rio do Peixe (Etvarpe), instituição que, até 2008, ofereceu cursos técnicos e profissionalizantes. Em 2010 a escola foi federalizada e passou a integrar o Instituto Federal Catarinense (IFC). As aulas do IFC em Luzerna tiveram início em 25 de março de 2010 com os cursos técnicos de Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho. Até então o câmpus era ligado administrativamente ao IFC Videira. Em julho de 2012 se tornou Câmpus Luzerna. Hoje, além dos cursos técnicos, a instituição oferece ainda as graduações em Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica.

Com as chuvas de julho, novo bloco de ensino deve ser finalizado até junho de 2015 (Divulgação)

Novo bloco administrativo: mudança do mobiliário começou na semana passada (Divulgação)

Wagner Lenhardt – Jornalista
wagner.lenhardt@luzerna.ifc.edu.br