IFC debate segurança do trabalho na próxima quinta-feira

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

(21/11/14) Reconhecida pela sua vocação no campo industrial, a região do Meio-Oeste catarinense responde por uma quantidade significativa das exportações do estado. O número de empresas instaladas resultou na demanda por profissionais responsáveis pelo suporte técnico em segurança do trabalho. É este profissional quem cuida da prevenção de acidentes, promoção da saúde e preservação do meio ambiente. Além disso, auxilia o empregador e trabalhadores a cumprir normas de segurança, saúde e meio ambiente nacionais e internacionais. Para tanto, acompanhar as atualizações da área é fundamental – ainda mais quando se atua com informações e instruções que se modificam com tanta rapidez.

No dia 27 de novembro, data em que se comemora o Dia do Profissional Técnico em Segurança do Trabalho, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna realiza um evento de atualização para os trabalhadores da área. Dois debates que acontecem no Centro de Eventos São João Batista abordam diferentes temáticas.

O evento inicia às 19h com a palestra “A responsabilidade civil e criminal do profissional do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) em relação aos acidentes de trabalho”. O ministrante é Rafael Pereira, graduado em Direito pela UnC, pós-graduado em Direito e Gestão Pública pela UFSC, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Damásio de Jesus (SP), servidor efetivo do Ministério Público de Santa Catarina e professor do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFC Câmpus Videira e Fraiburgo. A segunda palestra é sobre a atuação do SESMT e a efetividade dos programas de prevenção dos acidentes e adoecimentos. Quem ministra é Roberto Claudio Lodetti, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE/SC).

De acordo com a coordenadora do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFC Luzerna, professora Giordana Caramori, o evento tem entre os objetivos oportunizar um momento de reflexão para os profissionais da área. “As mudanças aceleradas no sistema produtivo passam a exigir uma permanente atualização das qualificações e habilidades, bem como a identificação de novos perfis profissionais”, comenta Giordana. “Daí a importância de o evento ser estendido também aos alunos egressos, aos profissionais que estão atuando no mercado, bem como aos docentes da área”.

Segundo a coordenadora, são muitos os desafios de quem atua no setor. Acompanhar as atualizações e inovações legais e normativas; ficar atento ao desenvolvimento de novas tecnologias agregadas à produção; além de se aperfeiçoar constantemente através da educação continuada e participar ativamente dos debates propostos pela classe ajuda não só na carreira do profissional, mas em toda a sociedade, que passa a reconhecer a importância do setor”, salienta Giordana.

PANORAMA REGIONAL

As empresas da nossa região acompanham a evolução do setor, passando a exigir trabalhadores cada vez mais qualificados”, comenta a coordenadora do curso do IFC Luzerna. De acordo com ela, a destreza manual se agrega cada vez mais a novas competências técnicas, mediadas por novas tecnologias. “Equipamentos e instalações complexas requerem trabalhadores com níveis de educação e qualificação cada vez mais elevados. Além disso, a compreensão, interpretação e aplicação da legislação vigente torna-se primordial”, diz. Giordana explica ainda que as empresas da região estão acolhendo os estagiários do curso, o que demonstra uma preocupação do meio empresarial para a consolidação do profissional desta área. “É uma contrapartida essencial, uma vez que formamos novos profissionais voltados para a realidade local e regional”, finaliza.

FORMAÇÃO E INOVAÇÃO

Desde 2010, o IFC Luzerna já ofertou o curso Técnico em Segurança do Trabalho em várias modalidades: subsequente ao Ensino Médio, concomitante, e também pelo Pronatec. Em 2014 o instituto inovou e implantou o curso integrado ao Ensino Médio. Na opinião da coordenadora do curso, a população ainda conhece pouco esta modalidade. “Precisamos implantar uma cultura de que o ensino básico alinhado ao profissionalizante é algo realmente fantástico, pois conduz o aluno ao desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva em articulação com o ensino tradicional”, diz Giordana.

Coordenadora do curso do IFC, Giovana Caramori destaca que novas normas técnicas requerem atualização profissional constante (Divulgação)

Coordenadora do curso do IFC, Giordana Caramori destaca que novas normas técnicas requerem atualização profissional constante (Divulgação)

Jornalista
Instituto Federal Catarinense –  Câmpus Luzerna