Ensino Médio Integrado inova no setor educacional da região

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

(27/11/14) A implantação da modalidade de Ensino Médio Integrado, apesar de pouco conhecida pela comunidade, já começa a mostrar sua importância no setor educacional da região do Meio-Oeste. Dois eventos ocorridos nesta quarta-feira (26) no Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna ratificam esta informação.

Em reunião com membros do GTEMI (Grupo de Trabalho do Ensino Médio Integrado) do IFC, os participantes, vindos de diversos câmpus da instituição, demonstraram a diferença que a modalidade faz na educação. “Tivemos a apresentação de algumas pesquisas, além da troca de conhecimentos entre docentes, que mostram que o Ensino Médio Integrado (EMI) é uma revolução na formação dos nossos jovens”, afirma o diretor do departamento de ensino do IFC Luzerna, Jessé de Pelegrin. “Temos depoimentos de pais dos nossos alunos que afirmam o quanto esses jovens se desenvolveram intelectualmente graças ao sistema integrado”, conta o diretor.

A modalidade tem como prerrogativa proporcionar o ensino de uma matéria tradicional, como história ou matemática, alinhada à disciplina de caráter técnico-profissional. No âmbito do IFC, o câmpus Luzerna virou referência por proporcionar este projeto nos cursos de EMI em Segurança do Trabalho e Automação Industrial, a partir de 2014.

“Ainda é difícil explicar à sociedade o papel e a importância do EMI. Mas podemos pegar como exemplo a prova do ENEM, que hoje é elaborada não por separação de matérias, mas pelo conjunto de conteúdos que se misturam ao longo do Ensino Médio”, salienta Jessé. “Por isso, podemos afirmar que o aluno que sai do IFC está muito mais preparado para este tipo de exame, por já ter em sua formação um diálogo entre as disciplinas do curso”, diz. “É a matemática conversando com a geografia, que conversa com a língua estrangeira, que por sua vez engloba uma disciplina da formação técnica. Enfim, é uma construção inovadora e muito necessária para formarmos o cidadão de hoje”.

PRÁTICA – E os resultados disso tudo puderam ser apreciados na noite de ontem, durante a primeira Mostra de Projetos Integradores. No total, 12 pesquisas, englobando temas tão diferentes quanto desmatamento, reciclagem, indústria e automação, foram expostas no Centro de Eventos São João Batista.

Com brilho nos olhos, um grupo de alunos apresentou o desenvolvimento de uma persiana automática, que abre e fecha conforme a luminosidade. A ideia, voltada principalmente para grandes indústrias, tem entre os objetivos auxiliar na economia das empresas e na autonomia de pessoas com deficiência. É a iniciação científica aflorando em adolescentes da faixa de 15 anos. Outro trabalho, uma maquete que levou dois meses até ser finalizada, reproduziu o câmpus do IFC e seus arredores. Às 20h45, o grupo de alunos simulou o desmoronamento da estrutura provocada por uma enchente. Olhos arregalados e aplausos se misturaram entre os presentes – e o objetivo dos alunos, de encantar através de um experimento, foi alcançado.

Nas palavras do diretor de ensino do IFC Luzerna, o evento superou as expectativas. “Inclusive superou as nossas próprias”, conta Jessé. “Ficamos completamente satisfeitos. A qualidade dos trabalhos, tendo em vista que foram desenvolvidos por alunos que estão no primeiro ano do Ensino Médio, foi espetacular. Para o ano que vem pensaremos em um evento maior ainda, também em virtude da continuidade dos projetos, que se desenvolverão até o final do curso”, finaliza.

Clique aqui e confira as fotos de alguns projetos da Mostra.

Jornalista
Instituto Federal Catarinense –  Câmpus Luzerna
(49) 3523-4321

Encontro do Grupo de Trabalho do Ensino Médio Integrado do IFC reuniu docentes de vários câmpus da instituição (Divulgação)