Profissionais de segurança do trabalho debatem rumos da área

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

(28/11/14) Atualização constante. Esta é a máxima de qualquer bom profissional. Mas tratando-se daqueles que cuidam da saúde e segurança do trabalhador, esta dica se transforma em regra básica. Para auxiliar no desenvolvimento desses profissionais, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna proporcionou uma noite com troca de informações para quem atua no setor. O evento aconteceu na quinta-feira (27) no Centro de Eventos São João Batista, em Luzerna, e contou com a presença de alunos do IFC, profissionais que já atuam no mercado, além de empresários e trabalhadores dos mais diversos ramos.

Rafael Pereira, servidor do Ministério Público de Santa Catarina e que já trabalhou como professor nos cursos de Segurança do Trabalho do IFC de Videira e Fraiburgo, abordou a responsabilidade civil e criminal do profissional do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) em relação aos acidentes laborais. “A área de segurança do trabalho é amparada por diversas normas regulamentadoras. Cada vez mais, conforme evolui a tecnologia e as atividades na área de produção, temos muitas mutações nas normas técnicas ou até mesmo novas questões a serem discutidas”, disse o palestrante. De acordo com ele, além de uma formação adequada, o profissional da área precisa estar atualizado constantemente com relação às normas. “Eventos como este realizado pelo IFC Luzerna servem para trabalharmos com os alunos a aplicação dessas normas no dia a dia”, enfatizou.

Roberto Claudio Lodetti, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE/SC), palestrou sobre a atuação do SESMT e a efetividade dos programas de prevenção dos acidentes e adoecimentos. Para Lodetti, além de se manter atualizado às constantes mudanças da legislação, o técnico em segurança do trabalho tem o dever de fazer o convencimento do empregador, no sentido de fazê-lo cumprir com a sua obrigação de proporcionar as condições necessárias para a saúde e segurança dos seus funcionários.

O palestrante também abordou os acidentes de trabalho mais rotineiros em Santa Catarina. “A situação hoje é mais alarmante em relação às máquinas e equipamentos, principalmente na indústria da madeira e de móveis”, informou Lodetti. “Outra coisa que temos observado e que poucas empresas tem se dado conta é a questão dos casos de acidentes do trabalho no trajeto até a empresa, que têm crescido assustadoramente e muitas vezes com vítimas fatais. No Brasil, já morre quase tanta gente em acidentes de trajeto quanto em acidentes no interior das empresas”, destacou.

Outra questão salientada pelo palestrante foi a carreira do profissional. “Quando o técnico é bem qualificado, a carreira e as condições salariais são bem atrativas – inclusive bem acima dos salários de outros profissionais de formação técnica”, disse. “Ainda assim, infelizmente, não temos em Santa Catarina um conselho regional dos técnicos de segurança e ainda não temos um piso nacional. É uma luta que já acontece há bastante tempo, e acredito que em breve consigamos reverter isso”, finalizou.

A professora Giordana Caramori, coordenadora do curso de Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho do IFC Luzerna, comemorou o sucesso do evento. “Foi gratificante vermos reunidos alguns de nossos alunos egressos, bem como os que ainda estão no início do curso”, disse Giordana. “O IFC Luzerna já virou referência na formação deste profissional. Nada mais justo que oferecermos um debate deste nível para a comunidade, empresários, trabalhadores do setor ou não. Atingimos os objetivos e para as próximas edições vamos pensar em algo maior”.

Jornalista
Instituto Federal Catarinense –  Câmpus Luzerna

Confira neste link todas as fotos do evento: http://migre.me/n9Hb3

Roberto Claudio Lodetti, da SRTE/SC, palestrou sobre a atuação do SESMT e a efetividade dos programas de prevenção (Divulgação)