Menu principal
 

IFC investe na assistência a estudantes através de equipe multiprofissional

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

(20/01/15) Quando falamos sobre a qualidade das instituições de ensino, o que lhe vem à cabeça? Salas de aula modernas e confortáveis, bons professores e equipamentos que atendam às necessidades dos envolvidos são alguns dos itens fundamentais. Outro ponto importante, e que muitas vezes passa despercebido, é o suporte assistencial oferecido aos alunos. No Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna, que oferece cursos de ensino médio integrado, técnico subsequente e de graduação, uma equipe específica trabalha para que os estudantes tenham um acompanhamento além da sala de aula.

Composta por uma psicóloga, uma assistente social, uma técnica em assuntos educacionais e uma assistente de alunos, a Coordenação de Assistência ao Educando (CAE) tem por objetivo criar condições de acesso, permanência e aproveitamento pleno da formação acadêmica do estudante. De acordo com a psicóloga Zilmara Bonai, a CAE procura desenvolver ações e programas em diversas áreas. “Alguns exemplos são as questões voltadas à moradia estudantil; alimentação escolar; transporte; atenção psicológica; apoio pedagógico; além da inclusão social e acessibilidade para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação”, explica Zilmara.

As atividades envolvem também o Programa de Assistência Estudantil (PAE), que oferece três modalidades de auxílio – Permanência I, Permanência II e Auxílio Moradia – aos estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para além dos auxílios, são realizados acompanhamento de frequência, desempenho acadêmico e bem-estar biopsicossocial aos educandos.

A técnica em assuntos educacionais do IFC Luzerna, Querubina Aurélio Bezerra, salienta a importância dessa estrutura diferenciada no âmbito de uma instituição de ensino. “Nos últimos anos tivemos grande avanço no acesso ao ensino técnico e superior com a expansão da rede federal de educação tecnológica, ao passo que surgiu o desafio de incluir estudantes das diversas camadas sociais, bem como pessoas com necessidades específicas”, diz. “Nesse contexto, a oferta de uma estrutura de apoio pedagógico e de assistência ao educando é essencial em uma instituição de ensino que tem, dentre os objetivos de seus cursos, a formação integral do profissional e cidadão”, destaca Querubina.

Os atendimentos da Coordenação de Assistência ao Educando são realizados conforme a demanda, seja através da abertura de editais, do corpo docente ou dos próprios alunos. Os estudantes podem fazer os agendamentos através do e-mail cae@luzerna.ifc.edu.br ou pelo telefone (49) 3523-4338.

Ingresso – As inscrições para os cursos superiores gratuitos do IFC seguem abertas até quinta-feira (22). São 80 vagas distribuídas entre Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica. A seleção acontece através da nota do ENEM 2014. Mais informações no site www.luzerna.ifc.edu.br ou pelo telefone (49) 3523-4300.

Membros da Coordenação de Assistência ao Educando do IFC Luzerna: atendimento pode ser agendado por telefone ou e-mail (Crédito: Divulgação)

Membros da Coordenação de Assistência ao Educando do IFC Luzerna: atendimento pode ser agendado por telefone ou e-mail (Crédito: Divulgação)

Wagner Lenhardt
Jornalista
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense –  Câmpus Luzerna