(10/02/15) O Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna segue com sua proposta de proporcionar uma formação gratuita e de qualidade, com a obtenção de equipamentos de ponta para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na manhã desta terça-feira (10), o câmpus recebeu uma prensa hidráulica avaliada em mais de R$ 220 mil. De acordo com o diretor-geral do IFC Luzerna, professor Eduardo Butzen, o equipamento é o único deste porte totalmente adequado às normas de segurança em uma instituição pública de ensino em Santa Catarina.
A prensa hidráulica serve para processos de fabricação em série de artefatos estampados (partes externas de automóveis, utensílios domésticos, entre outros); forjados (peças de alta resistência mecânica que são obtidas através da compactação do metal) ou ainda extrudados como perfis de alumínio e plásticos.
Nos laboratórios do IFC Luzerna, servirá para testes de comportamento de materiais, desenvolvimento de produtos, testes de fabricação, análise de esforços e ensaios destrutivos em metais. Assim como os demais equipamentos do IFC, estará disponível para prestação de serviços tecnológicos para as empresas da região que trabalham com estes processos.
Alunos do curso Técnico em Mecânica e também os de Engenharia Mecânica utilizarão a prensa em aulas práticas, realizando ensaios e simulando processos de fabricação. Já quem faz o curso de Técnico em Segurança do Trabalho terá um equipamento dentro das normas de segurança, podendo ser utilizado em treinamentos de prevenção de acidentes – uma vez que é sabido o fato de prensas hidráulicas serem responsáveis por uma grande parte dos acidentes de trabalho com mutilações, o que inclusive gerou uma legislação específica para a operação destes equipamentos.
Ainda segundo o diretor-geral do IFC Luzerna, a prensa hidráulica é mais uma máquina que chega ao câmpus para atender um grande segmento da indústria regional. “Nossos alunos terão acesso a um equipamento de última geração, tanto em relação a comando como em segurança”, afirma Eduardo Butzen. A máquina poderá ser utilizada também pelas indústrias, que terão agora uma ferramenta para descobrir falhas em produtos, desenvolver novos itens e ainda ser útil no treinamento de seus funcionários.
***
Wagner Lenhardt
Jornalista
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense – Câmpus Luzerna