IFC Luzerna firma parceria com programa do Ministério Público

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

(13/02/15) O Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna firmou nesta semana uma parceria com o Programa de Combate à Evasão Escolar APOIA, do Ministério Público de Santa Catarina. Desenvolvido através de um trabalho intersetorial com crianças e adolescentes de quatro a 17 anos, o projeto integra as Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, Conselhos Tutelares e escolas. No IFC Luzerna surge como mais uma garantia de educação de qualidade para os alunos do Ensino Médio Integrado em Automação Industrial e Segurança do Trabalho.

De acordo com a assistente social do IFC, Jéssica Saraiva, a parceria aconteceu através da Coordenação de Assistência ao Educando (CAE) existente no câmpus. “Entre as ações que a CAE desenvolve estão aquelas voltadas à prevenção da evasão escolar e da infrequência. Neste sentido, realizamos de forma contínua o acompanhamento do desempenho dos alunos do IFC. Daí a importância de termos uma parceria como esta”, informa Jéssica.

Através de um sistema online, o Programa APOIA viabiliza um contato rápido e eficiente com os conselhos tutelares da região que, desta forma, buscam meios para garantir o direito à educação, desde a orientação às famílias sobre a importância de manter seus filhos na escola até o encaminhamento para demais redes de atendimento socioassistencial e de saúde.

Ainda segundo a assistente social do IFC, a instituição recebe, atualmente, alunos de mais de 10 municípios da região. “Com o aumento de vagas na modalidade de Ensino Médio Integrado, precisamos de parcerias com outros órgãos que auxiliem na prevenção da evasão e na garantia de uma educação cidadã”, afirma Jéssica.

Além das ações contra a evasão, o Instituto Federal Catarinense faz o acompanhamento pedagógico e psicossocial de seus alunos, através da CAE e do NUPE (Núcleo Pedagógico). As ações planejadas fundamentam-se na prevenção e aparceiramento com as famílias, projetando a identificação de indicadores que traçam o perfil dos estudantes para potencializar ainda mais seus objetivos.

O diretor-geral do IFC Luzerna, professor Eduardo Butzen, durante assinatura da parceria com o Ministério Público (Crédito: Divulgação/IFC Luzerna)

Jornalista
Instituto Federal Catarinense –  Câmpus Luzerna