IFC debate sexualidade e saúde com alunos do Ensino Médio Integrado

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Facebook(09/04/15) O Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna volta a inserir na pauta da sua programação, a partir desta sexta-feira (10), debates sobre saúde e sexualidade, destinados aos alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) da instituição. A segunda edição do projeto chega com uma nova agenda de assuntos que serão abordados ao longo dos próximos meses, em ações que estimulam a reflexão dos adolescentes em temas tão diversos quanto nutrição; bullying; culto ao corpo; amor; entre outros.

De acordo com a professora Giordana Caramori, uma das coordenadoras da ação, da mesma forma que no ano anterior os debates serão mediados por professores de diferentes áreas, além de outros servidores do IFC, como psicóloga. “Acreditamos que esta segunda edição do projeto dará continuidade ao diálogo aberto entre educando e educador”, destaca. “Seguimos com o compromisso feito na primeira edição, agora com assuntos diferentes dos já abordados”, diz Giordana.

Para a professora, é importante que o ambiente escolar possibilite momentos de reflexão perante assuntos como saúde e sexualidade. “São temas que demandam atenção da sociedade como um todo”, salienta Giordana. “Acompanhar o amadurecimento de nossos alunos no que se refere ao desenvolvimento intelectual e físico permite também que ele tenha a sensação de acolhimento, associada à possibilidade de liberdade a questionamentos”.

Neste ano serão debatidos assuntos que vão além do desenvolvimento físico. “Discutiremos nutrição, peso, culto ao corpo, paixões, amor e relacionamentos, espaços virtuais e suas responsabilidades e consequências”, comenta a professora.

Ao final, no último encontro, haverá uma abertura maior para a exposição de dúvidas que se referem à sexualidade. “Dúvidas que permeiam a adolescência e, ainda, dúvidas que permeiam o adulto e a figura do professor – e que precisa entender cada geração e suas transformações”, finaliza Giordana.

Projeto “Sexualidade e saúde: vamos falar sobre sexo?”

Equipe: Giordana Caramori, Humberto Cesaro, Jane Burin, Isabel Hentz, Hernandez Eichenberger, Haroldo Oliveira e Zilmara Bonai

Público: alunos do Ensino Médio Integrado do IFC Luzerna

Local e horário: sala 208 (Bloco B), às 13h30

10/04 – Nutrição e saúde: muito além do peso