IFC Luzerna discute segurança do trabalhador em semana acadêmica

quarta-feira, 22 de abril de 2015

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna realiza, de 27 a 30 de abril, a II Semana Acadêmica do Curso de Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho. Palestras, debates e demais ações de conscientização estarão em pauta. A programação conta com momentos específicos para alunos do câmpus e outros abertos para a comunidade.

Referência regional na formação de técnicos em segurança do trabalho, o IFC Luzerna trará diversos profissionais para abordar o tema: o presidente do SITICOM, Pedro Nogueira Jr.; representantes do Ministério Público do Trabalho; o engenheiro eletricista da CELESC Roberto Martendal (pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho); o gerente do INSS Edmundo dos Passos Petronílio; e a enfermeira do trabalho Ramona Galhoto.

De acordo com a professora Giordana Caramori, coordenadora do Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho, a semana acadêmica será mais um momento em que o curso chama a atenção de seus estudantes e da comunidade em geral para ações ligadas à proteção do trabalhador. “Vamos oportunizar o diálogo com profissionais que atuam de acordo com a realidade nacional em matéria de condições de trabalho e de segurança”, fala Giordana. Segundo a professora, o evento serve também para acompanhar as mobilizações mundiais em alusão ao Dia Mundial de Memórias às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril).

Dia 27 (segunda-feira)

7h30 – Cinestória debate: “Terceirizado: um trabalhador brasileiro” – Professores Luís Henrique Orio e Isabel Hentz
Local: Auditório do Colégio Padre Nóbrega
Público-alvo: estudantes do EMI TST, estudantes do Colégio Padre Nóbrega e servidores do IFC

10h – “Missão Suicida: trabalhando em usinas nucleares” – Professoras Jane Carla Burin e Letícia Tramontini
Público-alvo: estudantes do EMI TST e Servidores do IFC

13h30 – Palestra: “O sindicalismo e a prevenção nos tempos modernos: um pouco da história do movimento sindical e sua relação com o técnico de segurança na prevenção de acidentes” – Pedro Nogueira Jr. (Presidente do SITICOM)

Dia 28 (terça-feira)

8h30 – “Educação para o trânsito” – Polícia Rodoviária Federal/8ª Superintendência-SC/7ª Delegacia-Joaçaba.
Público-alvo: estudantes do EMI TST e Servidores do IFC

10h – “Assédio moral: aspectos éticos e sociais” – Professores Graciela Gonçalves, Hernandez Einchenberger e Luís Orio
Público-alvo: estudantes do EMI TST e Servidores do IFC

13h30 – Visita técnica à empresa Triton Máquinas Agrícolas com a professora Soyara Biazzoto e a técnica de ST do IFC Rosilene Pires