IFC faz sessões de cinema e debate em Luzerna

quarta-feira, 20 de maio de 2015

O cinema conta estórias. A História conta estórias. Foi pensando nessas relações que o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna criou o Projeto Cinestória, voltado para alunos e comunidade em geral. Desenvolvido pela professora Isabel Cristina Hentz, a ideia é proporcionar exibições mensais de filmes relacionados aos conteúdos de História e temas que discutem a sociedade, com debates sobre as temáticas abordadas. As ações iniciam no próximo dia 29 e seguem até o final do ano.

De acordo com Isabel, o cinema é uma ferramenta didática muito utilizada por docentes da disciplina. “Diversos são os conteúdos possíveis de serem trabalhados a partir da sétima arte”, conta a professora. “Muitas vezes, os próprios estudantes estabelecem conexões entre o que é trabalhado em sala e filmes que já assistiram ou já ouviram falar”, diz. O projeto foi criado para potencializar o uso didático desse material, uma vez que fica impossível assistir a todos os filmes durante as aulas.

O debate interdisciplinar que será feito após as exibições criará espaços de convivência cultural entre os participantes. “Esses momentos tocam em temas polêmicos e atuais, servindo inclusive de bagagem intelectual para vestibulares e ENEM”, fala Isabel. “Sabemos que nas redações dessas provas são solicitadas habilidades de argumentação, posicionamento e proposição de soluções. O debate pós-filme auxiliará também nesta questão”, destaca. Outra intenção do projeto é reverenciar filmes brasileiros, valorizando a produção audiovisual nacional.

Como atividade paralela às sessões de cinema, será elaborado um blog voltado para professores de História que atuam no Ensino Médio. Este canal servirá para divulgar informações sobre o projeto, sobre os filmes exibidos e sobre as possibilidades destes no ensino da disciplina. O endereço é projetocinestoria.blogspot.com.br.

O Cinestória é um projeto de Extensão do IFC. Por isso conta com a participação de alunos bolsistas e voluntários, como Raphaela Brandalize, do curso de Ensino Médio Integrado em Automação Industrial. “Participar de um projeto de Extensão do câmpus é muito importante e gratificante”, diz a estudante. “Esses trabalhos sempre buscam aprofundar alguma área de conhecimento. Com a participação no Cinestória, posso dizer que terei uma formação mais completa, crescendo pessoal e culturalmente”, salienta Raphaela.

Ao final do projeto serão emitidos certificados de participação de 30 horas para quem possuir, no mínimo, 75% de frequência – sejam estudantes ou servidores do IFC, estudantes e professores de outras instituições ou demais interessados.

ESTREIA DO PROJETO

A primeira sessão do Cinestória exibirá o filme brasileiro “Linha de Passe” (2008), dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas. A trama conta a história de uma família da Cidade Líder (periferia de São Paulo), que luta para sobreviver e realizar seus sonhos. Entre os quatro filhos da doméstica Cleuza, que está grávida, há o jovem Dario, um garoto apaixonado pelo futebol e que tenta uma vida melhor através do esporte. “Linha de Passe” rendeu para Sandra Corveloni (Cleuza) o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.

As sessões acontecem no Auditório do Colégio Padre Nóbrega, em Luzerna. No dia 29, a partir das 13h30. Para conferir a programação completa do projeto, acesse o blog do Cinestória (projetocinestoria.blogspot.com.br) ou confira abaixo.

Projeto Cinestória – Programação 2015

Local: Auditório do Colégio Padre Nóbrega, em Luzerna

Filme: “Linha de Passe”

Filme: “O banheiro do papa”

Filme: “A hora da estrela”

Filme: “No”

Filme: “Terra em transe”

Filme: “Babel”

Filme: “O Encouraçado Potenkim”

Filme: “Quanto vale ou é por quilo?”

Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Luzerna

Cartaz linha de passe