O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na semana passada, o Relatório de Avaliação referente ao Recredenciamento do Instituto Federal Catarinense (IFC). A visita da Comissão Avaliadora aconteceu de 09 a 13 de junho no Câmpus Rio do Sul, e o conceito obtido pelo IFC foi 4, em uma escala de 1 a 5. A boa notícia vem dias depois de o Câmpus Luzerna comemorar a mesma nota para o curso de Engenharia de Controle e Automação.
Este é o primeiro processo de Avaliação de Regulação pelo qual o IFC passa desde a sua criação em 29 de dezembro de 2008, através da Lei 11.892. A nota 4 foi atribuída ao IFC após um processo criterioso de avaliação, como a análise documental da instituição e reuniões com dirigentes e gestores, coordenadores de cursos, servidores, estudantes e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Também foram realizadas visitas às instalações físicas da unidade.
Através da análise desses elementos, a comissão do MEC definiu o perfil de qualidade do ensino ofertado pelo IFC. O conceito 4, conforme os parâmetros regulamentares, significa que o instituto apresenta um perfil “muito bom”.
Para o Reitor do IFC, Francisco Sobral, a nota do primeiro recredenciamento demonstra que a instituição está no caminho certo. “Estamos muito felizes com essa conquista. O conceito 4 mostra que todos os nossos esforços na qualificação dos servidores, investimentos em infraestrutura e políticas sociais aos estudantes são fundamentais neste processo de construção e consolidação da nossa instituição. Gostaria de parabenizar e agradecer o trabalho de todos os setores da Reitoria e dos câmpus que colaboraram para que o IFC recebesse a nota 4”, diz o Reitor.
Para a Pró-reitora de Ensino, Josete Pereira, o conceito indica que o IFC apresenta um perfil muito bom de qualidade na oferta de cursos superiores de graduação. “Para nós, essa qualidade está traduzida no excelente trabalho que os servidores do IFC proporcionam aos estudantes por intermédio das ações de ensino, pesquisa e extensão, vinculando seus projetos acadêmicos às demandas da sociedade, na perspectiva do desenvolvimento regional. Estas ações ainda contemplam um conjunto de elementos e dimensões socieconômicas e culturais, as quais orientam para a formação cidadã, com respeito pela diversidade e inclusão social, ou seja, com a compreensão de que não há desenvolvimento institucional sem desenvolvimento humano”, relata Josete.
COMEMORAÇÃO EM DOBRO
No início de junho o IFC Câmpus Luzerna já havia comemorado o conceito 4 para o curso superior em Engenharia de Controle e Automação. Implantando em 2011, foi o primeiro bacharelado ofertado pelo câmpus, que oferece também a graduação em Engenharia Mecânica.
O diretor-geral do câmpus, professor Eduardo Butzen, comemora o novo conceito divulgado semana passada, desta vez relativo a todo o IFC. “Realmente, temos motivos para comemorar. Nestes cinco anos de existência do IFC, nossos servidores foram convidados ao desafio de tornar esta instituição referência. O planejamento foi feito e os resultados começaram a aparecer. Tenho certeza que isto é só o começo. Parabéns a toda equipe de Luzerna que contribuiu com sua parcela de esforço no resultado do global da instituição”, destaca Butzen.
Texto: CECOMs Reitoria e Luzerna