A última sexta-feira (22) foi de apresentação dos Projetos Integradores do curso Técnico Subsequente em Automação Industrial. No total, três trabalhos de seis alunos do IFC Luzerna foram avaliados pelos professores Marcos Fiorin e Tiago Dequigiovani. Entre as ideias apresentadas destacam-se uma planta de controle de temperatura, um processo de classificação de produto por peso em um sistema de transporte por esteira, e também um sistema automatizado para acionamento de um picador de madeira.
O Projeto Integrador é uma disciplina comum a todos as modalidades de cursos do IFC Luzerna, e tem por objetivo principal integrar conhecimentos teóricos e práticos de diferentes disciplinas cursadas pelos alunos. De acordo com o professor Marcos Fiorin, os trabalhos demonstram o alinhamento da instituição com os arranjos produtivos locais. “Nas disciplinas de projetos integradores trabalhamos com o objetivo de preparar os alunos tecnicamente para atender a demanda de mão de obra qualificada em nossa região. Por isso, os processos produtivos existentes nas empresas locais são utilizados como exemplos e apresentados como desafios de projeto spara os alunos”, salienta o docente.
O professor Tiago Dequigiovani acrescenta que todas as propostas iniciais dos projetos foram concluídas com êxito, apresentando um nível técnico superior às expectativas. “Os fatores determinantes para o sucesso foram a qualidade do curso e o empenho dos alunos nas disciplinas”, comenta Tiago.
***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Luzerna