Menu principal
 

IFC Luzerna apresenta novidades para o segundo semestre

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Entre os dias 20 e 31 de julho o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna entra em recesso escolar. No retorno das aulas, em agosto, a instituição recebe cerca de 40 novos alunos, dando continuidade ao seu propósito de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade. O incremento no número de estudantes se refere à nova turma do curso de Engenharia Mecânica. Os calouros fizeram a matrícula no início do ano, ingressando com a nota do ENEM.

Além de jovens oriundos de diversos municípios catarinenses, todo ano o IFC Luzerna recebe estudantes vindos de outras regiões do Brasil. É o caso de Henrique Rocha, natural de São Paulo (SP). Henrique ainda não conhecia a cidade, mas viu aqui a oportunidade de fazer sua graduação em uma instituição federal. “O IFC me interessou no momento em que fiz a busca pelas faculdades de Engenharia Mecânica”, comenta. “É uma oportunidade de aprender não só com o conhecimento oferecido pelo instituto, mas também no sentido de ter uma nova vivência.”

Quem se beneficia também são os próprios moradores da região, como é o caso de Airton Rodrigues, que já reside em Luzerna. “Sendo um instituto federal, o IFC apresenta cursos superiores de alta qualidade. Por isso a instituição estava em primeiro lugar na minha escolha”, fala. “Também contou o fato de estar localizado perto da minha casa e oferecer o curso superior que eu desejava.” Segundo Airton, é muito importante para o município ter um instituto federal. “Isso só vem agregar em qualidade de vida para nós, que temos agora uma instituição de ensino totalmente gratuita e com ensino superior de qualidade.”

TEM MAIS

Além do início da nova turma de Engenharia Mecânica, o segundo semestre terá outras novidades. Em agosto a instituição deve abrir as inscrições para o novo Exame de Classificação – voltado para quem deseja ingressar nos Cursos Técnicos Subsequentes ou de Ensino Médio Integrado.

O Projeto Cinestória, que oferece sessões de cinema gratuitas para alunos e comunidade, prepara uma ação especial: a exibição e o debate do documentário catarinense “Terra Cabocla” (2015) no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba. Outro evento é a exposição “Luzerna em memórias”, com narrativas de moradores do município, elaborada por alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado e incluída na programação de aniversário da cidade.

Depois, em setembro, o IFC realiza a quarta edição da Semana da Ciência e Tecnologia (SECITEC), principal evento científico do câmpus. No mesmo mês a instituição participa da Feira GERA 2015, em Joaçaba. Os detalhes destas e outras ações serão divulgadas em breve.

***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Luzerna