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Hora do Código auxilia ensino de programação no IFC

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Movimento internacional da computação apoiado por grandes nomes como Bill Gates e Mark Zuckerberg, a Hora do Código serviu de inspiração para um minicurso que o IFC Luzerna ofereceu entre os dias 27 e 29 de julho para os alunos do Curso Técnico Subsequente em Automação Industrial e de Engenharia de Controle e Automação. A capacitação foi ministrada pela professora Christiane Barbieri de Pelegrin.

Quase 10 alunos participaram. De acordo com Christiane, todos se envolveram com os assuntos propostos e aprenderam de uma forma leve e divertida. “Sempre que eles concluíam o desafio, já partiam em busca de outros, dentro da própria plataforma”, destaca a professora.

O material utilizado na Hora do Código é de domínio público, produzido por uma organização sem fins lucrativos – a Code.org. – dedicada a expandir o ensino de ciência da computação, tornando-o disponível em mais escolas e aumentando a participação de mulheres e negros neste mercado. No Brasil, o movimento é liderado pela Fundação Lemann.

No IFC Luzerna, segundo Christiane, o dia mais legal do curso foi o último, quando a turma trabalhou com o método de programação em pares. “Este método tem algumas regras de como os participantes devem ou não agir, no caso do piloto (quem controla o mouse e o teclado) e do copiloto (quem faz sugestões, aponta erros e faz perguntas)”, conta.

Esta atividade teve como objetivo mostrar que a programação também é uma atividade social e colaborativa, pois os estudantes puderam perceber que o trabalho em dupla gera um resultado melhor e mais rápido, nas palavras da professora.

“A maioria dos alunos já tinha algum conhecimento em programação e, mesmo assim, as atividades conseguiram ser interessantes para eles, ensiná-los coisas novas, tirar dúvidas e aprofundar seus conhecimentos”, fala Christiane. “Quando ensinamos o conteúdo relacionando cada detalhe a coisas diferentes (e até improváveis), como programar em papel quadriculado, usar baquetas para executar um programa e músicas para entender funções, trocamos o peso de um conteúdo por uma explicação leve e clara. Com certeza, os conhecimentos adquiridos não serão esquecidos tão facilmente”, finaliza a professora.

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Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna

Fotos: Prof. Christiane Barbieri de Pelegrin

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