Desafio Escrito incentiva criação de obras literárias

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Estimular a criação de obras literárias e o desenvolvimento da criatividade. Estes são os principais objetivos do Desafio Escrito, projeto coordenado pelo professor Antônio João Fidélis, do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna.

Funciona assim: dentro de um determinado período, os participantes enviam textos (crônica, conto ou poesia) para o e-mail desafioescrito@luzerna.ifc.edu.br. Os textos serão publicados no site do projeto. A partir de comentários em cada publicação, acontece a votação das obras. Depois, o autor do texto mais votado definirá um tema para a próxima rodada. Os participantes, então, são desafiados a escrever um novo texto e, assim, o projeto vai acontecendo.

Segundo Fidélis, a ideia teve origem no Duelo de Escritores, organizado pelo jornalista Fábio Ricardo, de Blumenau, através de um blog. “Participei da iniciativa entre 2011 e 2013”, conta o professor. “O blog foi extinto mas ficamos com saudades. Entramos em contato com o Fábio, que nos autorizou fazer algo semelhante para dar continuidade aos objetivos propostos”.

A ideia do Desafio Escrito é permitir aos participantes escrever à vontade, de forma livre e, ao mesmo tempo, dentro de temáticas preestabelecidas a cada rodada. O projeto é aberto não apenas à comunidade acadêmica do IFC, mas para toda a população.

Entre os dias 1º e 10 de setembro acontece o envio de textos para a primeira rodada do projeto. Os interessados devem enviar suas produções com título e nome do autor para o e-mail já mencionado. A votação será entre os dias 11 e 15. O regulamento completo está disponível aqui.

Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna

A ideia é permitir aos participantes escrever à vontade e, ao mesmo tempo, dentro de temáticas preestabelecidas a cada rodada (Foto: Antônio João Fidélis)