Alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFC Luzerna participaram, entre os dias 5 e 8 de setembro, do III Congresso de Matemática Aplicada e Computacional (CMAC), que aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Campus Goiabeiras, em Vitória. Os estudantes apresentaram um trabalho proveniente do projeto de pesquisa “Simulação computacional e análise experimental para a interpretação de modelos matemáticos de circuitos elétricos”, desenvolvido em 2014.
O projeto é coordenado pelo professor Marcus Vinícius Machado Carneiro, tem como bolsista o aluno Luiz G. M. dos Santos e, como alunos colaboradores, João P. Scheurich e Joarês Franco Júnior. No evento em Vitória, o trabalho foi aceito para Publicação de Resumo e Apresentação de Pôster.
O CMAC objetiva a divulgação da pesquisa em temas da área de Matemática Aplicada e Computacional, além de oportunizar integração, trocas de experiências e intercâmbio acadêmico e científico entre professores e pesquisadores. De acordo com os estudantes, o projeto apresentado trata-se de uma análise de circuitos elétricos, com enfoque na comparação entre o comportamento apresentado pelos circuitos simulados em software específico e o comportamento de circuito idêntico, montado em placas de circuito impresso.
“Projetos de pesquisa são muito importantes na fase da graduação, pois abrem novas oportunidades e oferecem conhecimentos que só podem ser obtidos neste ambiente. O projeto escrito pelo professor Marcus foi uma ótima oportunidade de iniciar nossa jornada”, destaca o aluno Joarês. Segundo o estudante, o trabalho permeia uma ideia de interdisciplinariedade, relacionando o cálculo, a estatística, eletrônica e outros conceitos estudados para análise de circuitos elétricos. “O projeto tem sua relevância para a indústria ao reforçar a importância da análise e interpretação de dados no estudo de comportamento de circuitos”, comenta.
A participação no evento, de acordo com Joarês, servirá para toda a sua vida acadêmica e profissional. “O projeto recebeu críticas construtivas e elogios empolgantes vindos de profissionais da área, ampliando nossa visão em relação à indústria. Além da importância acadêmica, pudemos participar de experiências ímpares, observando novas tecnologias e oportunidades.”
O colega Luiz dos Santos ratifica a importância da participação dos alunos do IFC Luzerna no congresso. “Conhecemos o nível das pesquisas desenvolvidas no Brasil e até mesmo com parcerias entre universidades daqui e de outros países”, conta. “Um exemplo foi o carro autônomo IARA desenvolvido na UFES, que pudemos observar através de uma palestra com o pesquisador Alberto Ferreira de Souza. Depois houve uma demonstração, com o carro dando um passeio pela universidade”. Segundo Luiz, ele e seus parceiros ainda tiveram algumas ideias para melhorar o trabalho desenvolvido no IFC e também para outros futuros projetos de pesquisa.
O estudante João Scheurich destaca que o congresso apresentou quais são os problemas que estão em estudo atualmente na área, e quais ferramentas estão sendo analisadas para resolução. “Isso estimula o participante a pesquisar sobre novas tecnologias e gerar novas ideias para pesquisas que estão ocorrendo em sua instituição de ensino”, relata. “Para mim, o que mais me chamou a atenção foram os vários estudos que estão ocorrendo sobre redes neurais, principalmente os que estão aplicados sobre a área de controle de sistemas”, finaliza o aluno do IFC.
***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna