Menu principal
 

Rede Federal completa 106 anos

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completou, nesta quarta-feira, 23 de setembro, 106 anos. Composta por 38 Institutos Federais, 2 Centros de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II, contabiliza 562 unidades em todo o País. Uma dessas unidades é o Instituto Federal Catarinense (IFC) de Luzerna.

Para o diretor-geral da instituição, professor Eduardo Butzen, a presença de uma unidade da Rede aqui na região é o início do resgate de uma dívida com o interior do País. “Comemoramos 106 anos de uma Rede consolidada, porém, desse tempo todo, praticamente um século ela acontecia somente em capitais ou em grandes cidades do Brasil”, fala. “Por conta disto, temos uma missão muito especial que é de resgatar, em um curto espaço de tempo, colocando em um pé de igualdade, todo um serviço que já vinha sendo prestado nos grandes centros e que somente agora é ofertado para a população do interior.”

A expansão de Rede, que iniciou em 2008 com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, veio justamente para cumprir este papel. Em atividade desde 2010 no município de Luzerna, o IFC oferta hoje, gratuitamente, cursos técnicos (integrados e subsequentes ao Ensino Médio) e de bacharelado. “Por estarmos em uma região com características industriais e econômicas que casaram com a vinda do IFC, acredito que já estamos inseridos neste contexto e conseguindo resolver esta questão na oferta de ensino, pesquisa e extensão”, destaca o diretor.

O apoio aos arranjos produtivos locais é uma das funções dos Institutos Federais. Porém, as ações desenvolvidas vão muito além disto. Os programas sociais que o governo lança e que perpassam pelas ferramentas do Ministério da Educação também acontecem no IFC Luzerna. Butzen cita pelo menos dois exemplos: o Mulheres Mil e o Pronatec. “São programas que nasceram e foram difundidos pela Rede Federal e que oferecem para toda a população um trabalho mais amplo, que não foca apenas nos arranjos produtivos locais”, diz.

Indicadores e mecanismos de resultados, porém, ainda estão em fase de construção. “Temos nossas estatísticas referentes aos nossos alunos e às intervenções realizadas. Aquelas que dão significância às ações do instituto estão começando a ser construídas agora”, ressalta o diretor-geral. O IFC Luzerna aguarda a formatura das primeiras turmas do campus, em 2016, para avaliar a inserção dos egressos no mercado.

Por outro lado, já é possível notar o retorno de muitas ações, como nos processos de pesquisa e de parcerias externas. “Temos diversos projetos em desenvolvimento que entendemos como muito promissores. No último final de semana tivemos em Joaçaba a Feira GERA, voltada para a inovação e o empreendedorismo. Penso que a participação do IFC Luzerna foi muito marcante, tendo em vista os diversos estudos e ações apresentadas no evento e que nos mostraram um retorno muito positivo do que temos feito neste tempo todo”, destaca Eduardo Butzen.

Segundo o diretor-geral, os desafios são diversos. “Diante do cenário político-econômico que temos hoje no País, e devido ao fato de sermos uma instituição recente, a infraestrutura necessária para que o trabalho que a gente vem desenvolvendo não sofra danos é uma batalha. A busca pela referência, dentro do segmento da educação, passa pela atuação de excelência dos nossos servidores, porém, precisamos de uma infraestrutura condizente com esse nível”, diz Butzen.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) é um dos dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia presentes em Santa Catarina. Possui campi em 15 cidades, além da Reitoria localizada em Blumenau. Em Luzerna são ofertados os cursos de graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação; Técnicos Subsequentes em Mecânica e em Automação Industrial; e Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho e em Automação Industrial. As inscrições para o ingresso 2016 nos cursos técnicos gratuitos do IFC seguem até o dia 2 de outubro. Mais informações em www.ingresso.ifc.edu.br ou pelo telefone (49) 3523-4300.

 

***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna

 

(Crédito: Divulgação/Conif)

(Crédito: Divulgação/Conif)