Menu principal
 

Sonhos e criatividade em campanha preventiva de acidentes de trabalho

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O aumento significativo de acidentes de trabalho tem servido de alerta para as empresas dos mais diversos segmentos. A conscientização sobre os perigos que envolvem a não utilização de equipamentos de proteção individual, por exemplo, virou pauta obrigatória em muitas organizações. O cenário acompanha o incremento no quadro funcional dessas empresas, que agora investem na contratação de profissionais da área de segurança do trabalho. Somado a este fator, as campanhas preventivas se multiplicam.

Agora, a grande questão começa a se voltar justamente para este ponto: as campanhas tradicionais estão dando resultado? Pensando nisso, uma equipe do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna está desenvolvendo, como projeto de extensão, um trabalho de prevenção que segue por uma linha menos tradicional. A começar pelo nome: “Qual é o seu sonho?”.

A professora Christiane Barbieri de Pelegrin explica: “Essa interrogação que inserimos como título do projeto é, no bom sentido, uma provocação para as empresas e funcionários”, conta. O projeto pretende, a partir de encontros com organizações e colaboradores, fazer as pessoas refletirem sobre o que querem de suas vidas. “Para alcançar um sonho, precisamos nos cuidar. E isso tem tudo a ver com nos policiar sobre as nossas atividades no trabalho, evitando, por consequencia, os acidentes de trabalho”, explica a professora do IFC.

O projeto, além de envolver a professora e o técnico-administrativo Roberto Carlos Rodrigues, conta também com a participação de alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho: a bolsista Rafaela Zílio Altenburguer e os voluntários Marciano Victor Biava e Flavia Susin. “Envolver nossos estudantes com a realidade das empresas é outro ponto crucial das ações que estamos desenvolvendo”, ressalta Christiane. No momento, pesquisas com algumas organizações da região estão sendo feitas para sondar a realidade no que tange às campanhas de prevenção de acidentes.

Os encontros serão desenvolvidos com trabalhadores de uma empresa já escolhida, a partir de quatro temáticas: sonhos, erros, criatividade e magia. Quem quiser saber mais sobre o projeto pode acessar as redes sociais. No Facebook, o link é https://www.facebook.com/campanhaqualseusonho. No Twitter, Periscope e Instagram, procure por @campanhasonho. Ou no SnapChat: campanhasonho.

***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna

 

(Crédito: CECOM/Reitoria)

(Crédito: CECOM/Reitoria)