Mais de 20 trabalhos de alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna foram apresentados à comunidade nesta segunda e terça-feira. Este é o segundo ano em que a instituição realiza o evento, que tem por objetivo mostrar o Projeto Integrador – ação que compõe o currículo escolar do instituto e une, em uma mesma perspectiva, disciplinas técnicas e propedêuticas.
Na segunda-feira, alunos dos segundos anos apresentaram os projetos em formato de bancas. Já na terça, os trabalhos das turmas de primeiro ano foram expostos em estandes. Os projetos se destacaram pela variada gama de assuntos: uma esteira automatizada capaz de selecionar o lixo; mapeamentos de riscos de acidentes de trabalho; um velocímetro para ser utilizado principalmente na indústria automobilística e um virador de páginas automático foram algumas das ideias que puderam ser conhecidas pela comunidade.
Docentes e técnicos-administrativos do IFC e profissionais de outras organizações participaram como avaliadores dos trabalhos, como o cabo Wilfred Muhlbrandt, do Corpo de Bombeiros Militar de Joaçaba. “As bancas proporcionam aos alunos do Ensino Médio uma experiência quase que universitária. Percebo que todos os estudantes estão muito bem preparados”, disse. O avaliador também é pai de Wolfgang, aluno de Segurança do Trabalho. “É gratificante ter o nosso filho em uma instituição como esta. Sabemos que no IFC os servidores são totalmente qualificados e dão o melhor de si. Tudo isso reflete na formação do estudante”, destacou.
A secretária municipal de Educação de Luzerna, Regina Cureau, também participou das avaliações. “Estou encantada com o que estou vendo. Percebe-se o envolvimento e a empolgação dos adolescentes na realização dos trabalhos. Isso faz com que o interesse deles se torne ainda maior, instigando na busca pelo conhecimento”, comentou Regina.
O evento também foi uma oportunidade para os pais dos estudantes conhecerem mais a fundo o que seus filhos desenvolvem no instituto. Arnaldo Rabaioli é pai da Sabrina, e também gostou muito do que viu. “Achei os projetos muito interessantes, principalmente para os alunos, que depois irão trabalhar nessas áreas. A ideia de apresentar em formato de banca também os ajuda a desenvolverem essa habilidade. Vejo que a formação que o IFC proporciona é bem positiva”, disse.
Vanessa de Lima, mãe da Ketlyn, era outra visitante que elogiava a instituição. “A qualidade de ensino que o IFC oferta é ótima. Já fiz um curso semelhante ao da minha filha em outra instituição, e há muitas coisas que ela pergunta sobre as matérias e que eu não sei responder. Tudo isso que está aqui será levado para a vida inteira dos estudantes”, completou.
Na modalidade de Ensino Médio Integrado, o IFC Luzerna oferta os cursos técnicos em Automação Industrial e em Segurança do Trabalho, todos gratuitos.
***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna