Começou nesta segunda-feira (15) o início de mais um ano letivo para o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna. A chegada de novos estudantes e a volta dos veteranos, desta vez, têm um significado especial para a história tanto da instituição quanto do ensino e mercado de trabalho regional. Em 2016, o IFC forma as duas primeiras turmas da modalidade de Ensino Médio Integrado (EMI) – em Automação Industrial e em Segurança do Trabalho – além dos primeiros bacharéis em Engenharia de Controle e Automação.
“Por conta desta etapa que venceremos neste ano, teremos uma ideia de como a população enxerga nossa influência na formação dos jovens e dos novos profissionais que estamos disponibilizando”, avalia o diretor-geral da instituição, professor Eduardo Butzen.
Iniciado em 2014, o Ensino Médio Integrado forma cerca de 40 alunos. Estes sairão não apenas com o certificado do ensino básico, mas também com o diploma de profissionais técnicos. “Depois os alunos vão prestar provas como o ENEM, por exemplo, o que será uma das primeiras grandes avaliações externas pelas quais nossos estudantes passarão, tratando-se desta modalidade”, salienta o diretor-geral. Ainda assim, a premiação de diversos trabalhos em eventos científicos, somado à conquista de medalhas nas Olimpíadas de Física e Matemática já sinalizam que o trabalho está no caminho correto.
Acerca da implantação do EMI, Eduardo Butzen relata que antes a instituição tinha apenas cursos técnicos subsequentes, em concomitância externa, além dos bacharelados em Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica. “Isto acarretava em um quadro de servidores mais enxuto, e um número de alunos mais restrito. Neste somatório, o número de estudantes não passaria de 600, configurando um patamar de desenvolvimento muito pequeno”, explica o diretor-geral.
No início do segundo semestre o IFC Luzerna forma também a primeira turma do Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação. No ano passado o curso recebeu do MEC o conceito 4 (Muito Bom), que por si só já aponta a excelência no ensino ofertado.
A instituição trabalha com um plano para atender de 1 mil a 1.200 alunos. A previsão é de que este número será atingido ao implantar mais um curso de Ensino Médio Integrado, com processo seletivo ainda neste ano.
***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna