Candidatos aos cursos superiores do IFC Luzerna lotaram os corredores do Bloco A na manhã de quarta e quinta-feira (17 e 18) para as chamadas públicas referentes à Lista de Espera do SiSU. Reunidos em uma das salas, todos aguardavam ansiosos seus nomes serem convocados pela equipe da Secretaria Acadêmica.
Mariana Oliveira Pereira saiu de Rio das Ostras (RJ) no domingo. “Foram nove horas de ônibus da minha cidade até São Paulo, e outras 15 horas até Luzerna”, conta a nova caloura de Engenharia de Controle e Automação. “Fiquei sabendo do curso por uma amiga do Paraná. Ela me contou da qualidade do ensino, aí decidi vir”, diz.
A democratização do acesso às vagas do IFC via SiSU possibilita que tanto os moradores da região quanto de outras partes do país consigam pleitear uma oportunidade de cursar o ensino superior público, gratuito e de qualidade. É o caso de Analu Ramos, caloura de Engenharia Mecânica, que nasceu em Manaus (AM) e mora em Boa Vista (RR). Após o Ensino Médio, Analu ficou dois anos estudando para tentar o SiSU em uma boa instituição. “Já conhecia Santa Catarina e, quando decidi pelo curso, pesquisei e descobri o IFC”, diz. Aos 19 anos, optou pela engenharia devido à diversidade de campos de atuação profissional.
Por morar em Luzerna e ter um primo que já cursa o ensino superior no campus, o jovem Lucas Fell de Bairos, 17 anos, já conhecia o IFC. “Todos sabem que a qualidade aqui é bem forte. A questão da gratuidade e de estar praticamente em casa foram outros atrativos”, explica o calouro de Engenharia Mecânica.
Todas essas vantagens também eram mencionadas pelos pais dos candidatos, que aguardavam do lado de fora da sala de chamadas. Do município de Erval Velho, Laura Fattori, mãe do Vitor, diz que o filho já fez o ENEM de olho nas vagas do IFC Luzerna. “É muito bom ter uma instituição de ensino federal pertinho de casa. É uma oportunidade única”, completa.
Quem não conseguiu entrar no IFC deve ficar atento ao Cadastro de Reserva, que selecionará candidatos pelo histórico escolar caso novas vagas venham a surgir até o dia 30 de março. Para este processo, as inscrições devem ser feitas até sexta-feira 19 na Secretaria Acadêmica do campus. Mais informações neste link.
*Notícia atualizada em 18/02/16 às 10h52.
***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna