O sábado 19/3 foi de aula para alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFC Luzerna e, para animar a garotada, alguns professores prepararam atividades diferentes para desconstruir a ideia de ser o sábado letivo algo não tão legal.
Alunos do 3º ano de Segurança do Trabalho participaram de uma palestra seguida por debate sobre dependência química. Convidada pela professora de língua portuguesa Andriza Machado Becker, a técnica em enfermagem aposentada Maria Gicelda Machado Becker conversou com os estudantes. Maria trabalhou durante 30 anos no Serviço de Recuperação de Dependentes Químicos do hospital universitário da Universidade Federal de Santa Maria e, aos alunos, falou de sua experiência e procurou desmistificar o tratamento e recuperação de dependentes químicos.
Depois foi discutido um artigo de opinião sobre liberação da maconha. De acordo com a professora Andriza, esta atividade visou trabalhar o gênero textual previsto no plano de ensino para o 1º trimestre e, especialmente, direcionar para as atualidades do ENEM.
Já a professora Ranúzy Borges Neves fez uma revisão de dois conteúdos de matemática básica utilizando duas paródias. Ao som do violão, ela e os alunos cantaram “Não, não erro mais”, baseada em “No woman, no cry” (Bob Marley) para revisar a regra de sinais; e “SOHCAHTOA”, baseada em “Vida boa” (Victor & Léo), para tratar de razões trigonométricas. Confira as letras ao final da matéria.
A professora Jane Carla Burin, de geografia, foi a campo com as turmas para trabalhar solo, vegetação e água, de acordo com o currículo da disciplina.
Veja nas fotos abaixo!
***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna
Letras das paródias – Professora Ranúzy
NÃO, NÃO ERRO MAIS
Não, não erro mais a regra de sinais 2x
Na regra da soma e da subtração
Sinais iguais eu vou somar
E o mesmo sinal vou conservar
Sinais diferentes vou subtrair
E o sinal do “maior” vou incluir
Agora o produto e a divisão
Os sinais de menos vou contar
Se for par, positivo será
E se ímpar for, menos vou usar
SOHCAHTOA
Seno vou usar quando tiver essa razão
Cateto oposto na fração com a hipotenusa (aaaai)
O cosseno tá aqui e já vai mostrar sua divisão
Adjacente na fração com a hipotenusa (aaaai)
E a Tangente, afinal, também tem o seu valor
Cateto oposto, por favor, com a adjacente, o adjacente
É o SOHCAHTOA ooooo, é o SOHCAHTOA
Que me deixa de boa
Pra eu acertar cada razão