Menu principal
 

Alunos de engenharia visitam empresa em Herval d’Oeste

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Na última quinta-feira (7), alunos do curso de Engenharia Mecânica do IFC Luzerna fizeram uma visita técnica à empresa Moldes Brasil, em Herval d’Oeste. Junto com o professor Ivo Rodrigues Montanha Junior e do diretor-geral do campus, professor Eduardo Butzen, os alunos foram recepcionados pelo proprietário da empresa, Bento Ghilli.

De acordo com o professor Ivo, a escolha por visitar a empresa se deu “pela excelência nos processos produtivos da organização, e devido ao fato de os estudantes conseguirem ver o trabalho completo de desenvolvimento de moldes para garrafas de plástico”. A experiência fez parte da disciplina de Desenho Técnico Avançado. Assim, os alunos viram o projeto da peça, e também a programação das máquinas CNC – que atuam no processo automatizado de fabricação. Os acadêmicos foram divididos em três grupos, acompanhados pelos funcionários Maurício, da área de projetos; César, do setor comercial; e Fabrício, da fabricação.

O César mostrou a parte de projeto das garrafas, tendo como apoio duas impressoras 3D para fabricar amostras das garrafas finais, que são enviadas aos clientes. Quando aprovadas, o projeto é enviado ao setor de projetos de moldes, onde a equipe do Maurício produz os mesmos para os clientes. Dali, o trabalho sai para a programação nas máquinas operatrizes CNC, para que a produção inicie os processos de usinagem automatizados”, explica o professor.

Ivo destaca que os alunos ficaram bastante entusiasmados com a visita. “Eles viram o funcionamento de uma empresa que é bem organizada. Também puderam conferir na prática conteúdos de várias disciplinas que estão aprendendo em sala de aula, o que vai certamente contribuir para o aprendizado e crescimento profissional de cada um”, afirma o docente.

A empresa visitada está atuando como apoiadora técnica e patrocinadora de um projeto dos alunos do IFC. Trata-se de um carro para a Maratona Nacional da Eficiência Energética, capaz de gerar uma média de consumo de 300 km/litro de gasolina. Foi criada uma equipe com o nome de IFC Eco Team, composta também por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação. O projeto está em fase de desenvolvimento. Em breve a instituição divulgará mais informações sobre esta iniciativa.

***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) –
Campus Luzerna