“A matemática e todas as suas vertentes não estão relacionadas apenas ao cálculo pelo cálculo”. As palavras são da professora Ranúzy Borges Neves, do IFC Luzerna. É a partir desta concepção que a docente constrói atividades diferenciadas para alunos tanto dos cursos técnicos integrados quanto da graduação.
Na última semana, uma nova proposta se fez por meio de seminários com o Ensino Médio Integrado. Partindo do tema “Vida e obra de matemáticos e estatísticos”, os estudantes apresentaram esquetes teatrais, músicas e vídeos. O objetivo principal, segundo Ranúzy, foi inserir os alunos na pesquisa sobre biografia e principais contribuições de personalidades das Ciências Exatas – como Pierre Frédéric Sarrus, Felice Chiò e John Graunt, entre outros. Os alunos da graduação também participarão da atividade, com apresentação entre os meses de maio e junho.
“Acredito que é uma boa maneira de valorizar e incentivar o desenvolvimento das habilidades dos estudantes”, diz a professora. “O seminário também é uma maneira de todos aprenderem a trabalhar em equipe e a criar apresentações para o público, habilidades que certamente serão muito exigidas quando estiverem no mercado de trabalho”.
Assim, criatividade foi o que não faltou. Na turma 2014 do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, uma das equipes apresentou um telejornal relatando um pouco da história de William Sealey Gosset, químico e matemático que trabalhou em uma cervejaria na Inglaterra em 1899. Depois disso, uma aluna se fantasiou de Gosset e concluiu a apresentação da equipe.
Outro grupo se fantasiou de John Graunt, e cada componente explicou um pouco da história dele. Uma dupla compôs uma paródia sobre a vida de Karl Pearson e um trio cantou sobre a trajetória de William Petty. Nas apresentações da turma 2016 do mesmo curso, um aluno também se fantasiou de John Graunt e uma equipe compôs uma paródia sobre Gosset.
Do Técnico Integrado em Automação Industrial, turma 2015, uma equipe fez um teatro, representando uma aula do matemático Jacques Philippe Marie Binet. Em outro grupo, um aluno se vestiu de Pierre Simon Laplace e uma outra equipe apresentou o seu tema em formato de “Globo Repórter”, destacando as perguntas: “Quem foi Felice Chiò?”, “Onde viveu?”, “O que comia?”, “Como se vestia?”, “Qual descoberta ele fez?”, etc.
Confira nas fotos abaixo.
***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna
Crédito das fotos: Prof.ª Ranúzy Borges Neves.