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Professora ministra oficina durante evento em Videira

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tendo como base o projeto de extensão “Ensinando Matemática com música, teatro e literatura”, a professora Ranúzy Borges Neves, do IFC Luzerna, ministrou uma oficina na Semana Acadêmica de Pedagogia do IFC Campus Videira. O evento, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de maio, teve como tema central a “Prática Escolar: Olhares a partir das Políticas Educacionais e das Ações Docentes”.

De acordo com Ranúzy, o projeto de extensão foi concebido para oferecer curso de capacitação, inicialmente, para professores de Matemática de Ensino Fundamental II e Médio. “Porém, como os pedagogos trabalham com a Matemática básica nas Séries Iniciais (Ensino Fundamental I), aproveitei os conteúdos afins ensinados em ambos os níveis e sugeri algumas ideias específicas para os alunos dessa faixa etária, mediante o relato das minhas experiências ao trabalhar com 5º e 6º anos simultaneamente”, fala a professora.

A oficina iniciou com um resgate da história da disciplina através do matemático grego Hipaso de Metaponto, que explicou cada um dos conjuntos em que os números estão divididos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais. Devidamente caracterizada, Ranúzy e plateia cantaram a paródia “Melô dos Conjuntos”, que trata do tema abordado.

Depois, os alunos receberam uma máscara de ovelha para colorir e, em seguida, vivenciamos a origem dos Números Naturais, em que uma pastora utilizava pedras para contar as ovelhas de seu aprisco”, relata a professora do IFC Luzerna.

Em outro momento, Ranúzy, ou melhor, o matemático árabe Al-Khwarizmi falou um pouco da sua história, informando que é de seu nome a origem das palavras “algoritmo” e “algarismo”. Também relembrou os principais Sistemas de Numeração, destacando o Indo-arábico (utilizado atualmente) e sendo Al-Khwarizmi um dos maiores divulgadores deste sistema no mundo ocidental.

Depois fizemos uma revisão sobre Frações utilizando barras de chocolate, e cantamos a paródia ‘A dona fração’. Finalizamos as atividades com uma proposta de interação entre o Ensino Fundamental I e o II, através do livro ‘Caro Einstein’”.

Os alunos foram divididos em dois grupos: um representaria o 5º e o outro o 6º ano. Os que representaram o 6º ano assistiram ao filme “Donald no País da Matemágica”, enquanto os do 5º ano ficaram em sala e ouviram a história do livro, baseada em fatos reais.

Após a leitura para o 5º ano, foi proposto que cada aluno escrevesse uma carta para um colega do 6º ano, cuja identidade era desconhecida. “Na carta eles deveriam fazer uma breve identificação, falando em seguida sobre seus gostos pessoais (comida, lazer, etc) e, por último, perguntas sobre a rotina do 6º ano, as mudanças em relação ao 5º e também, assim como na história do livro, deveriam enviar um exercício para que o colega tentasse resolver”, diz Ranúzy.

Depois que as cartas estavam prontas, os grupos mudaram de sala. Foi realizada a leitura do livro para a nova equipe e explicada a ideia da atividade. Então, eles receberam as cartas dos colegas do 5º ano e, após a leitura, elaboraram as cartas com as respostas.

Segundo a professora do IFC Luzerna, o projeto possibilita uma grande interação entre os alunos do 5º e 6º anos, gerando maior tranquilidade no processo de transição entre um ano e outro. “A ideia também é de oportunizar um resgate da escrita e envio de cartas, o que para a grande maioria dos alunos, tão habituados à era tecnológica, certamente é uma novidade.” Professora e participantes concluíram a oficina com um bate-papo, a fim de saber o que os alunos haviam achado das atividades propostas.

Foi uma noite muito gratificante, pois procurei, através da música, teatro e literatura, diminuir o medo (ou trauma) que os futuros pedagogos têm da Matemática”, fala Ranúzy. “E o retorno que tive de alguns participantes foi exatamente esse: que passaram a gostar um pouco mais da Matemática, pois foi trabalhada de forma lúdica e interativa. Esta foi mais uma experiência que mostrou que é possível desenvolver um trabalho dinâmico e criativo com os alunos de todos níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Superior”, completa a docente de Luzerna.

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Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) –
Campus Luzerna

Crédito das fotos: Prof. Davi Cézar da Silva.