Sensibilizados com a situação de imigrantes haitianos na região, sobretudo com a chegada do frio, alunos do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna, fizeram uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas, cobertores e outros itens. De acordo com a professora Giordana Caramori, coordenadora do curso, a ideia surgiu após a realização de um seminário sobre imigração e trabalho, em que haitianos que estão nos municípios de Luzerna, Joaçaba e Herval d’Oeste participaram com depoimentos.
“Nesse diálogo os convidados relataram algumas dificuldades, devido ao terremoto que devastou o Haiti e o processo de reconstrução do país, além da realidade que eles enfrentam no momento atual, com a mudança para o Brasil na busca de um emprego e de novas possibilidades, e o redirecionamento para lá dos recursos que eles recebem do trabalho feito aqui”, explica Giordana. Hoje à tarde os estudantes dos três anos do curso se reuniram para comemorar o sucesso da campanha.
Outra ação que está ocorrendo no campus do IFC partiu de alunos do curso superior de Engenharia de Controle e Automação, que espalharam caixas pelos corredores a fim de arrecadar agasalhos para a população necessitada. Segundo os organizadores, as doações serão repassadas para a assistência social do município, que cuidará da entrega de acordo com os acompanhamentos já feitos pelo CRAS. Quem quiser fazer alguma doação é só deixar nas caixas, que ficarão disponíveis na instituição até o final do mês.
***
Wagner Lenhardt
Jornalista – MTE 0003635 JP-SC
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna