Alunos de Engenharia Mecânica visitam empresas em Joaçaba

terça-feira, 28 de junho de 2016

Em junho, duas visitas técnicas marcaram as aulas da disciplina de Usinagem do curso de Engenharia Mecânica do IFC Luzerna. A primeira aconteceu no dia 7, na Wieser Pichler. No dia 21 a empresa visitada foi a BF Câmbios Especiais.

De acordo com o professor Aloysio Fogliatto, o foco das visitas foi interagir com os processos de usinagem trabalhados nas aulas do curso, mais especificamente com os diversos métodos de fresamento de engrenagens. “Também foi possível acompanhar outros processos, como torneamento CNC, aplainamento, retificação, processos especiais de soldagem e tratamento térmico”, conta.

Além de visualizar a aplicação dos processos em um ambiente industrial, os alunos tiveram contato com diversos tipos de máquinas e equipamentos, e também com os arranjos produtivos das empresas. Isto oportuniza ao graduando o desenvolvimento do senso crítico sobre conceitos envolvendo a fabricação de engrenagens em si, tecnologias de manufatura, layout, fluxo produtivo, entre outros”, diz Aloysio.

Segundo o professor, no IFC todas as disciplinas devem prezar pela premissa fundamental de indissociabilidade entre teoria e prática. Nas disciplinas de fabricação mecânica, a necessidade de atender a isto se amplifica. Assim, as visitas técnicas tornam-se essenciais para uma formação adequada dos graduandos.

Aloysio adianta que, considerando este contexto, junto com o professor Carlos Alberto dos Santos, estão sendo organizadas também algumas palestras técnicas com fabricantes de máquinas e ferramentas, sobre aplicação de processos e ferramentas em nível internacional, incluindo os últimos lançamentos do setor.

Instituto Federal Catarinense (IFC) –
Campus Luzerna