Acadêmicos de Engenharia de Controle e Automação ampliam conhecimentos em visita técnica

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Acadêmicos da primeira fase de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna visitaram, no sábado 25, a empresa FAST Indústria, em Capinzal, como uma atividade da disciplina de Introdução à Engenharia. De acordo com o professor e coordenador do curso, Rafael Garlet de Oliveira, este foi o primeiro contato dos alunos com o meio industrial, podendo observar as aplicações dos conceitos trabalhados em aula.

A empresa em questão produz equipamentos para tratamento de efluentes industriais e sanitários. Possui o certificado ISO 9001 e está presente em vários estados do país, além de países da América Latina”, explica Garlet. “Durante a visita pôde-se visualizar todo o sistema de produção dos decanters e suas peças, além do processo de testes de funcionamento destes sistemas. Os decanters possuem um sistema de controle que visa gerenciar parâmetros como bomba de alimentação, rotação do motor, e processo automático de higienização. Nos testes destes equipamentos foi possível verificar o funcionamento do sistema supervisório e a importância do CLP integrado ao sistema”, conta o professor.

O acadêmico Ellison Joaquim de Jesus, que trabalha na FAST, estava na turma que visitou a empresa. “Como estudante de Engenharia de Controle e Automação do IFC, acredito que uma visita como esta é de grande valia para o curso. Também é útil para analisar como a região necessita de pesquisas referentes a esta área, pois a própria empresa visitada utiliza automação avançada e crescente em todas as suas aplicações industriais e produtos fabricados”, diz.

Para Rafael Garlet, a visita atingiu seus objetivos. “Além de nos deparar com tecnologias que serão utilizadas pelos acadêmicos, foi possível vislumbrar o papel que o engenheiro desempenha na sociedade e os benefícios que seu trabalho pode trazer”, finaliza o professor.

Instituto Federal Catarinense (IFC) –
Campus Luzerna